Oito projetos disputaram a etapa final do concurso

Geral

A ideia vencedora da I Maratona da Inovação da Unochapecó, ação do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (Nitt) e da Incubadora Tecnológica (Inctech), surgiu às vésperas do Dia dos Pais. Em um sábado comum, Talita Rodrigues e Elivete Bombana, na época acadêmicas do curso de Sistemas de Informação da Unochapecó, se depararam com um problema comum: Qual o melhor presente para o Dia dos Pais?

“Estávamos indo para o centro da cidade e nos perguntando qual seria o presente adequado para comprar”, destaca Talita. “Lembro que nos questionamos sobre a hipótese de ter algum programa que facilitasse na hora da escolha do presente”, reforça Elivete. Assim surgiu a ideia de criar um aplicativo que recomende presentes de acordo com o perfil do usuário através do uso de inteligência artificial.

foto

O projeto Verve Soluções em Tecnologia foi escolhido como vencedor da I Maratona da Inovação por banca avaliadora na noite de quinta-feira, 28 de novembro, durante a etapa final do concurso. A ideia inovadora busca resolver não somente o problema das compras mal feitas, mas também a questão de surpreender na hora de presentear. “O aplicativo quer destacar a parte positiva de dar um presente e objetiva fortalecer os laços entre as pessoas”, expõe Elivete.

As programadoras e empreendedoras Talita e Elivete, que ficaram com o primeiro lugar do concurso, foram premiadas com um tablet Samsung Galaxy Tab 2 P5100 com android 4.0, Wi-Fi, 3G, tela 10, touchscreen e memória 4, um curso Empretec e assessoria para a implantação efetiva do negócio, através do processo de incubação na Inctech.       Em segundo lugar foi premiado o projeto Hub2b Software, da autoria de Sergio Venicius Vanin e Ricardo Sponchiado. Os empreendedores receberam um smartphone Samsung Galaxy S III I9300, android 4.0 3G, desbloqueado com câmera Wi-Fi, GPS, memória interna 16GB, um curso Empretec e a incubação junto a Inctech. Já o terceiro lugar da maratona ficou com o projeto Quest Mídia – QI Serviços Digitais, do empreendedor Jhoni Prince Beneti.

Etapa final da maratona

O concurso, que iniciou inscrições em julho deste ano, foi aberto para acadêmicos da graduação e pós-graduação, regularmente matriculados ou egressos da Unochapecó. Na primeira edição o concurso recebeu 139 projetos, inscritos nas áreas de inovação de produto, inovação de marketing, inovação de processos e inovação organizacional.

Na etapa final oito projetos foram apresentados. Como critérios para escolha dos vencedores foram considerados a viabilidade econômico-financeira, conhecimento do mercado (concorrentes, clientes, fornecedores), consistência das informações e dos dados coletados e criatividade, tecnologia e inovação.

Para o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Claudio Jacoski, a primeira edição da maratona surpreendeu na qualidade dos trabalhos: “Isso faz com que pensemos na continuidade do projeto”. Claudio explica que a maratona objetiva ser um espaço para busca de parcerias e o incentivo ao surgimento de ideias inovadoras.

Resultado disso, é que três finalistas da Maratona da Inovação estão disputando a etapa final do Sinapse da Inovação. A iniciativa, idealizada pela Fundação Certi, objetiva transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso. Os finalistas da maratona disputando o Sinapse da Inovação são Saulo Eduardo Schwingel, com o projeto Software e serviço para a coordenação de projetos na construção civil, Sérgio Venicius Vanin e Ricardo Sponchiado, com o projeto Hub2b Software, e Vaniele Bugoni Martins, com seu projeto Gardênia Eco.