Atividade voltada para crianças é desenvolvida pelo curso de Ciências Biológicas e Polícia Ambiental

Geral

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o curso de Ciências Biológicas Unochapecó, em parceria com o 5º Batalhão de Polícia Ambiental de Chapecó, realiza uma série de palestras com alunos do ensino fundamental de escolas da região. O objetivo é de conscientizar as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente. No total seis escolas participarão da atividade, que segue até o dia 13.

Os estudantes das escolas poderão vivenciar diferentes atividades como visitar exposição com alguns animais empalhados do Museu de Ciências Naturais da Unochapecó, que foram levados ao batalhão. Nesta exposição são explorados aspectos de ecologia, biologia das espécies, bem como quais animais são exóticos e nativos. As crianças são levadas, ainda, para uma trilha interpretativa, que acontece na área verde. Em outro momento, eles participam de um “mini cinema”, no qual assistem a um vídeo curto e participam de um debate sobre questões ambientais.

Crédito: 5º Batalhão de Polícia Ambiental

Em cada período (manhã e tarde) uma dupla de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas conduzem as atividades junto com os policiais. Para Bruna Fitarelli, que está no nono período do curso, a partir dessa atividade é possível conciliar o conhecimento adquirido em sala e com a prática profissional. Ela destaca que pelo fato de estar no último período da graduação, poder ter esse contato com o meio já a aproxima do cotidiano de um biólogo. “Trabalhar temas relacionados com o meio ambiente com crianças gera um resultado muito positivo, pois conseguimos despertar nelas a curiosidade e o interesse, elas serão o futuro”, comenta Bruna.

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Eliara Solange Müller, a participação das acadêmicas é uma oportunidade para praticar as rotinas da profissão, já que precisam conduzir as atividades, exercitar a transposição do conhecimento científico aos diferentes níveis de escolaridade. Consequentemente, elas aprofundam o próprio conhecimento. Eliara acredita que a experiência de levar o conhecimento científico às crianças é importante por “sensibilizar as pessoas para as diferentes questões. Sejam elas ambientais, da saúde, da tecnologia. É preciso cada vez mais potencializar o papel do conhecimento científico na formação do cidadão”, destaca.