Mercado de jogos digitais cresce e também a procura por cursos na área

Com o avanço das tecnologias os jogos digitais estão mais presentes no cotidiano da sociedade. A consultoria da PricewaterhouseCoopers (PwC), constatou que só em 2011 o setor movimentou US$ 74 bilhões, e as previsões indicam que deverá ultrapassar US$82 bilhões até 2015. Pesquisa de 2011 realizada pela Newzoo, empresa internacional de estudo de mercado, aponta o Brasil na quarta posição no mercado de jogos digitais, com 35 milhões de usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Rússia e Alemanha.

Os brasileiros têm apresentado uma maior perspectiva no desenvolvimento de jogos casuais para internet e mídias móveis (celulares, smartphones, tablets), jogos educativos para escolas básicas, médias, superiores e de ensino a distância, além de jogos publicitários. Segundo Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), as funções mais procuradas são de designers e programadores de jogos para redes sociais e plataformas móveis. O profissional de jogos precisa conhecer games, ser criativo, observar as tendências do mercado e o comportamento dos jogadores, as características culturais do jogo e até mesmo o contexto social onde ele será distribuído.

uno

Um reflexo de como esse mercado vai bem, é a grande procura por cursos de games no país. Somente nos últimos seis anos, o número de cursos sejam eles livres, bacharelados ou tecnólogos, quadruplicaram no Brasil. Dados divulgados pelo Blog do Estadão no mês de novembro, mostram que em 2008 existiam onze cursos no país. Somente neste ano, já foram criados dez novos cursos na área. Das mais de 50 instituições de ensino que hoje oferecem o curso, a Unochapecó está entre elas. O curso de Jogos Digitais foi implantado no início desse ano. “O curso procura incentivar o estudante a ser inovador no que produz, a ser empreendedor, a estar preparado em se atualizar constantemente, além de ensinar habilidades técnicas” afirma o coordenador do curso, Hilário dos Santos. O tecnólogo tem duração de 2 anos e meio, com ingresso de novos estudantes nos dois semestres letivos, através dos processos seletivos de verão e de inverno da Unochapecó.

O curso oferece ampla estrutura, equipamentos adequados para o desenvolvimento de jogos digitais. Os estudantes têm a disposição o laboratório de criação visual com 30 computadores Apple iMac, laboratório PC com engine de desenvolvimento de jogos, além de oficina de criação com plataformas de desenvolvimento e consoles. O estudante do segundo período do curso, Diovani Orsolin, conta que está aprendendo novas perspectivas sobre o universo digital, descobrindo como é o processo de desenvolvimento de um do jogo, para resultar no produto final. “Sentar na frente do computador e jogar o game pronto não é tão legal do que fazer ele, descobrir o que tá por trás”, afirma o jovem.

mercado
Jogos