Webmail
Menu Busca

Minha Uno está com layout mais tecnológico e eficaz para o estudante

Inovação

Texto Jessica De Marco*

 

Uma das ferramentas mais usadas pelo estudante durante sua graduação na Unochapecó é a Minha Uno. A plataforma de gestão educacional reúne uma série de informações importantes sobre as atividades acadêmicas e pode ser acessada tanto pelo computador quanto pelo aplicativo. O aluno que acessar a ferramenta agora perceberá mudanças. A plataforma passou por uma reestruturação e está com um novo layout, mais limpo, tecnológico e eficaz para o acadêmico.  

“A mudança mais impactante é a primeira tela do ambiente. Realizamos diversas pesquisas, baseada em ferramentas que coletaram informações de navegação dos estudantes durante um semestre, que nos mostraram o que é mais e menos relevante para eles. Isto norteou as mudanças, em conjunto com um grupo de alunos que nos ajudou a validar e construir este novo ambiente”, explica o gerente de Tecnologia da Informação da Unochapecó, Lissandro Hoffmeister. 

O principal objetivo foi aproximar a Minha Uno da experiência que os estudantes estão acostumados com o uso das redes sociais. No Instagram ou Facebook, por exemplo, cada vez mais os algoritmos tentam impactar com publicações relevantes ao interesse do usuário, mostrando que na maioria das vezes a informação chega até ele sem que necessariamente busque por ela.

“O desafio foi trazer para o acesso principal da Minha Uno, informações que realmente são relevantes para execução de suas atividades acadêmicas. Criamos uma estrutura que permite ao estudante visualizar rapidamente o que ocorre em sua vida acadêmica durante a semana”, acrescenta.

Estudantes também participaram da reestruturação da Minha Uno

O grande diferencial que a Minha Uno oferece em relação a outras plataformas de gestão educacional é que o estudante realiza todas as atividades em um único ambiente. Agora ela se torna ainda mais relevante na vida dos acadêmicos, tendo em vista o novo modelo de ensino seriado, onde eles possuem aulas presenciais e a distância. “Um estudante da graduação presencial pode estar cursando uma pós-graduação de forma simultânea. Ou um aluno de graduação presencial pode estar cursando também uma outra graduação EAD. Em todos estes cenários o estudante recebe a informação independente do curso ou modelo (presencial/EAD), seja informação sobre a aula, um trabalho que precisa entregar, um novo material de apoio ou avaliação, tudo no mesmo local, sem a necessidade de se logar em outra plataforma, ou até mesmo, selecionar o curso e componente”, afirma Lissandro.

Cristiane Honorato da Fonseca, estudante do curso de Pedagogia EAD da Unochapecó, participou do processo de reestruturação da Minha Uno. Para ela, é fundamental ter o feedback dos acadêmicos quanto à avaliação do sistema, para que juntos possam resolver e até mesmo amenizar problemas futuros em relação à funcionalidade do mesmo.

“Foi muito bom participar desse processo, e considero muito importante que as instituições de ensino abram estes espaços para que nós acadêmicos possamos contribuir com a construção destas novas plataformas. Na minha opinião, o sistema, hoje, está visivelmente funcional, atrativo e completo de acordo com as nossas demandas educacionais diárias”, afirma a estudante. 

O modelo da Minha Uno, portanto, passa a ser mais organizado para acesso às aulas e atividades relacionadas aos dias da semana, porém mantendo os recursos no formato tradicional de busca de conteúdos. “Nosso app também recebeu atualizações. Neste mesmo contexto, ao abrir o aplicativo, o primeiro contato é com o conteúdo relevante à aula do estudante naquele dia. No app da Uno, o acadêmico consegue ter acesso a praticamente todos os recursos do desktop como possibilidade de pagamentos de mensalidades, além de recursos adicionais como o Localize-se, Meu Quiz, Minha Pergunta, etc. Uma das novidades de recurso no app é a identificação institucional digital, além de funcionar offline, ou seja, sem internet, permitindo uma segurança extra de validação”. 

Não é de hoje que o setor de Tecnologia da Informação da Unochapecó investe em novas tecnologias para facilitar o processo acadêmico. As provas em formatos 100% digitais é um bom exemplo disso. Todos os projetos possuem o envolvimento de professores e estudantes, e alguns foram inclusive premiados nacionalmente. “O novo modelo de oferta de cursos da Uno nos desafiou a esta mudança. Hoje, no ensino superior, grande parte acontece de forma digital. Nossas plataformas de gestão educacional desktop e mobile fazem parte deste novo, uma nova experiência na comunidade acadêmica”, finaliza. 

 

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Gestão de Marca Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Universidade
Tecnologia
Minha uno
Inovacao
Estudante

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus