Minimaratona incentiva estudantes a desenvolverem soluções inovadoras

Inovação

Texto Vanessa Marquezzan*

Desenvolver uma membrana a base de soro de leite para ser utilizada no tratamento de feridas, especialmente queimaduras. Essa foi a ideia inovadora que venceu a 2ª Minimaratona dos Cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Unochapecó. O evento, que tem o objetivo de criar soluções inovadoras e sustentáveis para aplicação no mercado, contou com a participação de cinco equipes. O resultado dos vencedores foi divulgado no dia 22 de agosto.

O primeiro lugar, que foi premiado com R$ 1 mil, ficou com o grupo formado pelas estudantes Natália Bracht Malagutti, Pahola Patussi e Alessandra Bellei, orientadas pelo professor Márcio Fiori. A proposta da equipe foi desenvolver uma alternativa para melhorar a qualidade no tratamento de feridas e queimaduras. "Fazer isso com um preço acessível, para permitir que mais pessoas tenham acesso a esse tratamento adequado. Futuramente, também pode ser uma alternativa viável para a utilização no Sistema Único de Saúde (SUS)", explica Natália.

A estudante avalia que o processo gerou uma experiência engrandecedora e a prepara melhor para a vida profissional. "É uma ótima oportunidade de utilizarmos nossa criatividade e desenvolvermos algo que realmente acreditamos que será útil e trará benefícios para as pessoas", finaliza.

Para a coordenadora da Minimaratona, professora Caroline Dallacorte, o evento estimula os estudantes ao pensamento crítico e criativo, uma vez que o mercado exige este perfil. "E aqui, na Universidade, é o momento para tirar as ideias do papel e aproveitar o apoio dos professores, bem como de toda a infraestrutura disponibilizada aos acadêmicos", finaliza.

Etapas e resultado

A competição iniciou em maio com a inscrição de 12 equipes. Cada uma delas foi composta por três estudantes dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, com o apoio de um professor da área. Em junho, as equipes participaram de uma capacitação no 'Workshop de Inovação e Sustentabilidade'. A partir disso, elas começaram a desenvolver os projetos. A última etapa foi a apresentação de um pitch, em que a equipe tinha cinco minutos para mostrar sua ideia à banca composta por seis profissionais da área, que escolheram os melhores projetos.

Além da primeira colocada, também foram premiadas outras duas equipes. Em segundo lugar, Caroline Anzolin, Viviane Saquet e Nathuani Andolfatto, que criaram a 'Seitan, carne vegana'. A premiação foi de R$ 750. Já a terceira colocada desenvolveu o projeto 'Melhoramento da proteína de soja texturizada', composta pelas estudantes Suzana Rempel, Eduarda Otto e Thaina Morais, que ganharam R$ 500. A premiação será investida na continuidade dos projetos.

O próximo passo é a participação na terceira etapa do Desafio do Conhecimento, realizado pela Unochapecó. As equipes que conquistaram o primeiro e segundo lugar vão disputar com os outros cursos da Universidade e concorrer ao prêmio de três mil reais para desenvolver o projeto. Se selecionados na terceira etapa, os vencedores também concorrem a uma viagem internacional.

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
Solucao