Monitoria SOS Cálculo auxilia alunos com dificuldades em matemática

texto: Angélica Albuquerque *

Criado no ano de 2021 em uma iniciativa do Núcleo de Apoio Psicológico e Pedagógico Institucional (NAPI) com a Diretoria de Ensino, o SOS Cálculo é uma monitoria inovadora na Unochapecó. Trata-se de um projeto desenvolvido para que os estudantes dos três primeiros períodos dos cursos de engenharia tenham um reforço especial na aprendizagem das disciplinas de cálculo.

As matérias contempladas pelo projeto são Fundamentos da Matemática para Engenharia, Cálculo Diferencial e Cálculo Integral. O atendimento ocorre de duas formas: através de mensagens no WhatsApp, para dúvidas mais simples, e através de aulas presenciais, que acontecem individualmente. Quem ministra as aulas atualmente é a professora Andreia Beatriz Schmid, que fica de plantão uma vez por semana na Universidade para receber os alunos, ou de forma remota para os que não residem em Chapecó.

A docente explica que os atendimentos são gratuitos e são uma forma dos acadêmicos contarem com o apoio dos docentes para esclarecer suas dúvidas. É também um um incentivo para o estudante não desistir da graduação, já que muitos estudantes chegam à Universidade com dificuldades na matemática, que é base para inúmeras disciplinas dos cursos. No SOS Cálculo, de acordo com Andreia, a ideia é mostrar o caminho para vencer o conteúdo com aproveitamento.

“O grande diferencial é o atendimento ser feito pelo professor que trabalha a disciplina, pois muito alunos ficam com alguma dúvida durante a aula e não querem perguntar no meio dos colegas, ou estão com dificuldade em desenvolver algum exercício, então podem estar indo procurar o professor, sem estar com aquele receio de que o professor não está disponível, e ficam mais à vontade pois sabem que naquela tarde a disponibilidade é para ele”, conclui a professora.

Para os acadêmicos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, uma monitoria semelhante garante ajuda nos conteúdos de Fundamentos de Matemática e Álgebra Linear, com auxílio do professor Fernando Tosini. Os alunos podem acessar o projeto duas vezes na semana, também com agendamento, e praticar as matérias. “Muitos têm dificuldade em matemática. Por meio da monitoria, podem tirar qualquer dúvida relacionada aos assuntos trabalhados em aula e também pedir mais explicações”, explica Tosini.

Inscreva-se!

Na Uno, você pode escolher entre diversos cursos de Graduação: seis engenharias estão à disposição dos alunos na maior estrutura universitária do Oeste catarinense. Para se inscrever, basta acessar o site da Uno e selecionar o curso de sua preferência. O candidato poderá optar por enviar o boletim de desempenho do Enem ou o Histórico do Ensino Médio durante o ato de ingresso. Quer saber mais? Fale com o Quero: (49) 3321 8000.

* estagiária de Jornalismo sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

Sos cálculo
Engenharia