Museu da Unochapecó aproxima a comunidade da ciência e tecnologia

Nas próximas semanas mais um caminhão estará circulando pelas estradas da região oeste. Porém, o que diferencia este dos demais é a sua carga: o conhecimento. Pensando em levar ciência e tecnologia para a comunidade regional, a Unochapecó lançou na última quinta-feira (05), o projeto “1º Museu de Ciência e Tecnologia”. O evento ocorreu no estacionamento em frente ao salão de atos da Universidade, e contou com a presença da comunidade acadêmica.

UnoO caminhão representa a primeira parte do projeto, que é financiando com recursos externos captados junto ao CNPQ, totalizando R$484.600,00. Por ser um museu itinerante, ele é pioneiro na região, e irá levar para escolas, feiras e exposições, o trabalho de ensino pesquisa e extensão que é desenvolvido na universidade. Na próxima etapa do projeto, o museu itinerante ganhará também uma estrutura física moderna, que será construída junto ao Parque Tecnológico Chapecó@.

De acordo com o vice-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Claudio Alcides Jacoski, a universidade se destaca por ser a primeira instituição a possuir um museu deste tipo na região. “A responsabilidade de desenvolvimento regional que a Unochapecó tem fica simbolizada com a nossa vontade de levar ciência e tecnologia para todos os espaços que construam o conhecimento”, destaca.

Para o reitor, professor Odilon Luis Poli, a iniciativa da Unochapecó em promover este tipo de conhecimento auxilia na construção dos futuros profissionais. “A educação científica é fundamental para o desenvolvimento do país. Circulando pelas escolas, o caminhão vai despertar a curiosidade científica, e vai fazer com que os estudantes não sejam meros repetidores de conteúdo”, afirma o reitor.

Primeiros quilômetros

Jacoski assinala ainda que o museu representará a Unochapecó aonde ela se exibir. A primeira participação do projeto em eventos será em setembro, durante a Feira das Áreas do Conhecimento, Cultura e Educação (Face). Em outubro, o museu itinerante também será exposto no “Mundo das Profissões”, realizado pela Unochapecó.

Museu itinerante
conhecimento