Novo ano letivo se inicia e com ele: Desafios e Oportunidades

Por: Prof. Dr. Claudio Jacoski

Reitor Unochapecó

É com grande entusiasmo e esperança que damos boas-vindas a toda a comunidade acadêmica da Unochapecó, pois começamos a escrever mais uma página da história de nossa instituição e ansiosos para o início de mais um ano letivo. Este ano reveste-se de significado especial, pois marca o início de uma nova gestão, e pode-se dizer de uma nova fase para nossa Unochapecó.

Nossa jornada educacional, marcada pelo compromisso com a excelência, ganha novas dimensões, com uma nova estrutura administrativa em elaboração. Juntos, enfrentaremos desafios e trabalharemos incansavelmente para construir um ambiente acadêmico ainda mais dinâmico e inspirador. O primeiro semestre do ano será dedicado a prepararmos este novo caminho. Uma comissão foi nomeada para executar esta tarefa e tenho certeza de que com muita dedicação e empenho, oferecerá um novo conjunto organizacional que entrará em funcionamento em 01 de julho de 2024. Até esta data seguiremos com a estrutura atual, para que possamos de forma organizada e paulatinamente, avançar para melhorias que pretendemos implantar no início do segundo semestre.

Estaremos, também neste ano, fazendo minuciosa análise da estratégia com a discussão de uma atualização da política de Ensino de Graduação que empreendemos na gestão passada, principalmente com a implantação do regime seriado, das disciplinas em EaD, da modificação nos Estágios e TCC, e dos avanços que tivemos neste contexto de uma formação acadêmica cada vez mais qualificada.

Além disso, seguiremos firmes no nosso comprometimento com a estratégia da ABEX (Aprendizagem Baseada em Experiências), reconhecendo que o aprendizado vai além da sala de aula e da teoria. Estamos empenhados em proporcionar experiências práticas e desafiadoras que preparem nossos alunos para demandas do mundo real. Sem falsa modéstia, podemos afirmar que temos aqui na nossa Unochapecó, um modelo de Universidade Comunitária e de metodologia de Ensino, que pode servir como benchmarking para o país reencontrar o caminho de uma educação de qualidade.

A Unochapecó continuará a trilhar o caminho da inovação e do empreendedorismo, reforçando nosso compromisso com o modelo de universidade inovadora/empreendedora. Estamos confiantes de que nossos acadêmicos, docentes e colaboradores, são os agentes pró-ativos na construção de soluções criativas para superar desafios enfrentados por empresas, organizações e a sociedade. No nosso entendimento, essa é a nova missão da Universidade, inclusive a justificativa de sua existência e fortalecimento. Associado a esta estratégia, nosso Colégio Unochapecó foi pensado também como instrumento de renovação do Ensino Médio brasileiro, trazendo resultados factíveis na formação do Ensino Básico.

O crescimento do Pollen Parque Científico e Tecnológico é uma evidência clara do nosso compromisso com a pesquisa e a inovação. Acreditamos que a interação entre academia e setor produtivo é fundamental para impulsionar o desenvolvimento regional e nacional. Nossos Mestrados e Doutorados serão fortalecidos, para cada vez mais entregarem produção científica e tecnológica para o desenvolvimento do nosso país.

E como parte de nossos esforços contínuos para aprimorar a experiência acadêmica, e com o funcionamento da nova estrutura organizacional no segundo semestre, poderemos otimizar nossos processos internos, proporcionando maior eficiência e alinhamento com nossos objetivos institucionais. O legado desta gestão com a sustentabilidade econômico-financeira seguirá firme, junto com os objetivos de transformação da região a partir do ensino, pesquisa, extensão e inovação.

Estamos empolgados com as oportunidades que este novo ano letivo traz consigo. Juntos, moldaremos o futuro da Unochapecó e contribuiremos para a formação de profissionais éticos, competentes e comprometidos com o bem comum.

Que cada um de nós, membros desta grande comunidade, esteja pronto para abraçar os desafios que surgirão, sabendo que, juntos, somos capazes de alcançar grandes resultados.