Novo Sistema de Mensagens possibilita controle do conteúdo recebido

Inovação

No dia 30 de abril de 2003, a Unochapecó enviou a primeira mensagem através do Sistema de Mensagens Integradas (SMI). Através dele, o fluxo interno de informações é organizado, possibilitando que professores e técnicos-administrativos enviem mensagens para a comunidade acadêmica. Muitas vezes, no formato que o sistema funciona atualmente, a caixa de entrada de quem recebe os e-mails acaba ficando cheia e com alguns conteúdos irrelevantes. Para tornar este processo mais prático e com mais opções de seleção para o usuário, nesta quinta-feira (20/10), a Unochapecó apresentou o novo Sistema de Mensagens.

“A maior reclamação da comunidade acadêmica se dava em receber e-mails aos quais não tinha interesses ou não tinha solicitado. Quando o usuário tinha mais de um perfil institucional, a antiga ferramenta também enviava a mensagem repetida para cada um dos perfis”, relata o diretor de Tecnologia da Informação da Unochapecó, Lissandro Machado Hoffmeister.

As mensagens agora serão organizadas em categorias, conforme o conteúdo de cada uma. “Vamos trabalhar inicialmente com uma categoria padrão chamada "informativos". O novo sistema permite que possamos alimentar essa lista de categorias conforme a necessidade, então é possível que tenhamos categorizadas ainda, mensagens sobre eventos, promoções, etc”, afirma o analista de sistemas Tiago Cavalin. O formato do novo sistema também vai facilitar o processo de quem envia as mensagens. Os grupos serão mais simples e fáceis de ser selecionados para encaminhar as mensagens, pois estarão de acordo com a permissão de cada destinatário

unoO grande benefício é que agora será possível filtrar os conteúdos que cada usuário tiver interesse de receber. Caso deseje não receber mais mensagens de determinada categoria ou remetente, basta utilizar a função bloquear. Acessando essa opção, o sistema bloqueia automaticamente a relação remetente - categoria, e dá opções extras para bloquear completamente o usuário  e/ou a categoria. Categorias de cunho institucional não terão essa opção, devido a importância destas mensagens para a comunidade acadêmica.

Além de receber as mensagens através do e-mail da Unochapecó, agora os usuários poderão ver os conteúdos na Minha Uno e no aplicativo da Universidade. Tanto na Minha Uno quanto no aplicativo, as mensagens de cada usuário ficarão disponíveis no canto superior direito, próximo ao ícone de notificações. Também, acessando as configurações de mensagens, na Minha Uno, é possível escolher onde receber as novas mensagens.

De acordo com Lissandro, as novas possibilidades oferecidas pelo Sistema de Mensagens tornam o processo de comunicação dentro da Universidade dinâmico, dando mais espaço para conteúdos relevantes na caixa de entrada do e-mail. "Trabalhamos em uma proposta para atender uma demanda antiga de nosso público, dar condições ao usuário escolher a informação que deseja receber e no ambiente que deseja receber. Seja por e-mail, notificação na plataforma Minha Uno ou push em nosso app, este é mais um módulo da plataforma de gestão educacional Minha Uno que visa facilitar a vida do usuário", sublinha.

Novo sistema de mensagens