Novos membros da Cipa tomam posse na Unochapecó

Texto Ícaro Colella*

A sociedade funciona como uma máquina, que necessita de todas as suas engrenagens funcionando por um objetivo comum. O cooperativismo é um fator chave para que as relações dos seres humanos sejam estabelecidas de maneira organizada, responsável e principalmente democrática. A filosofia de ajuda mútua não ficaria de fora na Unochapecó. Nesta terça-feira (09/04), tomou posse, pelo período de um ano, a nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Universidade. A comissão exerce um trabalho conjunto que se preocupa com o ser humano.

A Cipa é composta por 12 membros, que ficarão à frente das campanhas e verificações periódicas de riscos que os funcionários da Unochapecó podem estar expostos,  e tem como objetivo principal neutralizá-los. A partir de iniciativas, busca fornecer um ambiente mais seguro e confortável para todos os trabalhadores da Instituição.

A comissão auxilia a Instituição nas medidas que devem ser tomadas pela reitoria para preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores da Unochapecó. Para o pró-reitor de Administração, professor José Alexandre de Toni, esse contato é de fundamental importância para a Universidade. "A Cipa nos leva a ter os cuidados com a questão de segurança no trabalho, utilização de equipamentos de segurança e para que as pessoas tenham maior bem-estar nas suas atividades do dia a dia", comenta.

O professor também avalia que a comissão deve oferecer sempre um revezamento, para que todos os profissionais da Universidade visualizem a importância do serviço feito e comecem a avaliar outros ambientes de trabalho, gerando, segundo ele, um crescimento profissional.

O presidente da última gestão da Cipa, Alexandre Luiz Dalagasperina, entrega a presidência com satisfação de trabalho concluído com sucesso. Segundo ele, a participação dos integrantes aumentou no ano passado e a meta de mapeamentos de risco dentro da instituição foi aperfeiçoada. "Atendemos o que tinha de propósito no início de gestão e conseguimos maior participação de funcionários na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat)", acrescenta.

A nova presidente, Taiz Regina Balardin Antonini, está com expectativas positivas para o ano de 2019. A nova equipe empossada já tem um planejamento prévio para atuação ao longo do ano. "A comissão fará um trabalho que foque suas ações na saúde, prevenção e atenção ao trabalhador, em todos os sentidos, seja ele físico, ergonômico ou mental". Taiz reforça que a comissão tem a função de transformar toda a Universidade em um ambiente melhor.

Confira os membros da nova gestão:

Titulares:

Suziane Boneti;

Douglas José Ramos do Prado;

Cleonice Alves da Silva;

Suplentes:

Cristiane Zanini;

Josiane Nunes;

Evandro de Oliveira;

Representantes do empregador - Titulares:

Bruna Tabaldi;

Schislaine Lanssarini;

Taiz Regina Balardin Antonini - designada para presidir a comissão;

Representantes do empregador - Suplentes:

Ana Luiza Markendorf Bergamini;

Ilana Andrade Alho;