A revolução: o conhecimento e a comunidade em primeiro plano

O que podemos chamar de revolução? A Unochapecó acredita que revolução é acreditar em um modelo de universidade que leva em conta as pessoas, a diversidade e a comunidade. E é exatamente nesse sentimento que se traduz sua a nova campanha institucional, na mídia desde o início desta semana. Com a mote "A Revolução do Conhecimento" a nova comunicação representa uma mudança que já tomava forma dentro da Universidade, mas que agora ganha força através das pessoas.

Em um momento onde muito se fala em propósito, a instituição assume um posicionamento que vai ao encontro do que o mundo e as pessoas esperam hoje de uma instituição de ensino e abraça com carinho a sua comunidade. Nesse contexto de one-to-we, surge também um novo slogan: “A Comunidade do Conhecimento”, que a partir de agora acompanha a marca nos próximos anos. "Trabalhamos com um discurso mais verdadeiro e mais humano, buscando dar voz às pessoas e demonstrando a força das ações da Uno junto à comunidade. Um movimento que fortalece o aspecto e o compromisso regional da Instituição", explica do diretor de Marketing e Comunicação da Unochapecó, Ricardo Fantinelli.

campanha

Trata-se, portanto, de um novo momento, que foca em uma universidade forte, verdadeira, próxima e essencial no desenvolvimento da região. Vocação e sentimentos muito bem materializados no conceito criado pela T12. Comunicação, agência responsável pela campanha, e pela Casa na Árvore Filmes, que trabalhou na produção das peças audiovisuais. Em menos de uma semana na mídia, a campanha já se tornou a de maior engajamento na rede da história da Unochapecó.

“A nova campanha mostra a importância da instituição para a região e aponta para o futuro, pois imprime o caminho que estaremos seguindo, o de se constituir cada vez mais em uma grande "comunidade do conhecimento". Temos certeza que a comunidade irá adorar, pois internamente, ouvimos de muitas pessoas que esta campanha dá a grandiosidade e a importância de nossa Instituição para o desenvolvimento de nossa região”, considera o reitor da Unochapecó, Claudio Jacoski.

Um conceito, duas fases

A primeira fase da campanha iniciou no dia 20 de setembro e investiu forte no conteúdo, com dados reais e impactantes que só a Unochapecó possui na região: a primeira universidade a criar um curso de especialização, e agora o primeiro doutorado; 30 mil pessoas formadas e 90% atuando no mercado de trabalho; 60 projetos de extensão e mais de 90 mil pessoas beneficiadas; suporte na criação de mais de 200 empresas; e mais de 25 mil pessoas com acesso ao ensino superior graças às bolsas de ensino.

campanha 2

Os dados foram divulgados em peças como outdoors, minidoors, busdoors, anúncios em jornais impressos e nas mídias sociais. Já a segunda etapa, que entrou na mídia nesta segunda-feira, traz em primeiro plano as pessoas que fazem a Universidade ou que são beneficiadas pela instituição. São elas que sustentam os dados da primeira fase e é neste momento que a campanha ganha o tom documental. O vídeo institucional mostra a importância da Unochapecó no desenvolvimento humano, intelectual e profissional e a sua relevância para o progresso da região. Uma universidade que, às vezes, muitos não enxergam. Para o casting, foram convidadas as pessoas que estudam ou trabalham na Universidade.

Sentimento documentado

A campanha se complementa com uma série documental feita com pessoas envolvidas com a Unochapecó: estudantes, professores, funcionários, pesquisadores, alunos do ensino médio e pessoas beneficiadas pelos projetos de extensão. São quatro minidocumentários que abordam a revolução do conhecimento pela perspectiva dos personagens. Elas também protagonizam as peças publicitárias dessa fase.

Para o diretor de criação da T12. Comunicação, João Fernando Lucas, que também é documentarista, o trabalho criativo da agência foi mais o de traduzir, dialogar, evitar ruídos, do que propriamente criar ou inventar uma narrativa para a campanha. “Essa estética documental é a matriz integradora e que torna todo o conteúdo das peças publicitárias relevantes, porque afinal de contas é verdadeiro, são as pessoas e as suas revoluções em primeiro plano. O slogan adotado: “A comunidade do conhecimento” é na verdade uma tradução síntese do que é a Unochapecó no dia a dia, uma pequena frase, é verdade, mas que carrega em si um grande significado social”.

campanha Já quem participou da Campanha como personagem e embaixador da marca, como a estudante de Direito e funcionária da Instituição, Stéfani Reis, a experiência não só foi uma oportunidade para engrandecer a estima pelo aprendizado, que é constante na vida, como também uma forma de afirmar a certeza de estar na caminhada certa quanto a escolher essa universidade como parte do caminho.

“Por que tornar as pessoas parte de uma ideia que traz a comunidade e o conhecimento andando de mãos dadas, é uma expressão incrível. Ações como essa, que envolvem as pessoas reais, de carne e osso, tudo aquilo em que acreditam e porque lutam, e que as tornam parte da experiência grandiosa que é criar, conhecer e compreender, faz com que se sintam parte do conhecimento e, portanto, parte da própria Unochapecó. Me senti mais acolhida pela universidade ao fazer parte deste projeto e considero incrível a ideia de incluir a comunidade na mistura. Fez todo o sentido”.

campanha

Revoluçao do conhecimento