O uso da inteligência artificial é tema do 5º Summit Chapecó@

Texto Tuanny de Paula*

A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, seja no uso do celular ou no saque de dinheiro em um caixa eletrônico. O sistema que opera a maioria dessas máquinas envolve inteligência artificial, por meio de códigos e comandos. Além dos usos cotidianos dessas ferramentas, as empresas podem ainda potencializar suas produções por meio delas. Com o objetivo de apontar caminhos para os empreendedores que buscam ampliar sua atuação nesse segmento, o Summit Chapecó@, em sua quinta edição, tratará sobre 'Machine Learning: a inteligência artificial tornando as empresas mais competitivas'. O evento acontece nesta quata-feira (16/05), no Salão Nobre da Unochapecó, a partir das 19h30. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

Segundo o organizador do Summit Chapecó@, professor Ricardo Fantinelli, é através de temas que trabalham tecnologia e inovação que é possível qualificar o mercado de Chapecó e região. Para isso, o palestrante da noite será Giancarlo Salton. O pesquisador é egresso do curso de Ciência da Computação da Unochapecó e há pouco tempo finalizou seu doutorado no Departamento School of Computing, do IE Dublin Institute of Technology, na Irlanda. Lá ele pesquisou sobre inteligência artificial no processamento de linguagem, na qual utiliza de dados em forma de texto para extrair conjuntos de padrões para a tradução de uma língua para outra.

Para a palestra de quarta-feira à noite, a abordagem de Giancarlo será sobre machine learning, ou seja, sobre máquinas que aprendem sozinhas através de um grande volume de dados. Ele explica que esse tipo de programa é utilizado para resolver problemas. Um exemplo, segundo ele, são os hospitais dos Estados Unidos, onde o sistema, que usa a inteligência artificial, consegue identificar e diagnosticar doenças. "Tem empresas do ramo da agricultura que também estão usando o machine learning para acelerar os processos de produção e para testar a qualidade dos produtos", explica.

Em Chapecó, existem diversas indústrias agrícolas de alimentos vegetais e animais. A inteligência artificial, nesses casos, pode ser inserida para aumentar e qualificar as produções desses meios. "Com isso é possível levar mais conforto para os animais e potencializar o produto".

A quinta edição do Summit Chapecó@, segundo o diretor de Inovação e Empreendedorismo, professor Rodrigo Barichello, vai reunir profissionais das áreas de tecnologia, acadêmicos e a área de negócios. "A palestra abordará os principais tópicos de inteligência artificial, seus desafios e avanços no Brasil e no mundo. Será uma grande oportunidade para discutir um tema de tamanha importância e complexidade", comenta.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Summit