Ocorre primeiro encontro de Português para Imigrantes e Refugiados de 2024

Comunidade

Curso gratuito, visa o aprendizado da língua portuguesa para interação social dos imigrantes

Cumprindo seu papel de instituição comunitária, que possui um olhar atento às necessidades da população e das organizações situadas em sua região de abrangência, a Unochapecó oferta, gratuitamente, desde 2016, o curso de extensão “Português para Imigrantes e Refugiados”.

Na última quarta-feira, dia 17 de abril, foi realizado o primeiro encontro, desse ano, em evento que contou com a participação da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unochapecó, Andrea de Almeida Leite Marocco e da Diretora de Educação Continuada e Extensão da Unochapecó, professora Cleunice Zanella. O curso que tem o objetivo de promover o aprendizado da língua portuguesa que permita aos sujeitos comunicar-se em situações cotidianas de interação social, reúne alunos do Haiti, Senegal, Colômbia, Gâmbia e Venezuela, em aulas presenciais na universidade.

A professora Odisséia Aparecida Paludo Fontana, coordenadora do projeto Unomigrações e desse curso juntamente com a professora Rosane Natalina Meneghetti, afirma que as temáticas abordadas proporcionarão que os imigrantes consigam interagir, se comunicar, compreender e ser compreendido por meio da verbalização e da escrita. O curso também tem o objetivo de contribuir na formação dos participantes para que possam realizar a prova do Celpe-Bras- certificado brasileiro de proficiência em português e que os imigrantes precisam para se naturalizar”, afirma Odisséia.

Angie Sequea, imigrante da Venezuela, está participando do curso para entender melhor a língua portuguesa para se comunicar melhor e conseguir uma melhor inserção no mercado de trabalho. Hoje Angie trabalha em um restaurante em Chapecó, tem dois filhos e ficou sabendo do curso através de um comunicado enviado pela escola das crianças.

Organizado através da Diretoria de Educação Continuada e Extensão (DEEC), Laboratório de Línguas (LabLin), Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI), do projeto de extensão Unomigrações e da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu (DPPG), o curso cumpre 40 horas e finaliza em julho desse ano.

===

* Texto e Fotos: Joane Marcon/AI Unochapecó