Olimpíadas, esporte e educação são tema de atividade integrada

No último sábado (09/04) o curso de Educação Física, realizou uma Atividade Integrada. Com objetivo de integrar os acadêmicos da licenciatura e do bacharelado, o evento ocorreu no Salão de Atos da Unochapecó e teve como tema “O movimento olímpico e a Educação Física brasileira.

Para falar sobre o assunto, o evento contou com a participação do professor Otávio Guimarães tavares da Silva, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e também do ex-atleta olímpico e egreso do curso, Ademar Kammler, que compartilhou suas experiências enquanto atleta.

uno

O professor Otávio falou sobre educação através do esporte. De acordo com ele, “essa crença de que o esporte é naturalmente educativo, é presente entre os profissionais de Educação Física, e isso acaba prejudicando o potencial pedagógico que ela pode ter”. O professor ressalta que o esporte pode ser educativo se for aplicado segundo um conjunto de valores, “e quando o profissional não tem consciência disso, acaba prejudicando o potencial educacional que o esporte pode ter, como um conteúdo da Educação Física”, ressalta.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Marizete Lemes da Silva Matiello, “o movimento olímpico, na Educação Física brasileira tem grande importância, e por ser um ano de Olimpíada, toda a sociedade está refletindo sobre o tema. E para os estudantes e professores da área da Educação Física é importante apropriar-se dessa leitura da realidade e conhecer um pouco mais da realidade do movimento olímpico.

Unochapecó
Olimpíadas