Palestra apresenta novas técnicas para o tratamento da cárie dentária

Texto Jessica De Marco*

A área da Odontologia está em grande expansão. Novos procedimentos para o tratamento de doenças dentárias, por exemplo, surgem com frequência e proporcionam mais qualidade ao paciente. Portanto é preciso atualização constante do profissional, algo que a Unochapecó busca para seus professores e também durante a formação de seus estudantes. Na manhã desta terça-feira (13/06), o curso de Odontologia realizou uma palestra para apresentar técnicas de mínima intervenção no tratamento da cárie. O evento aconteceu no espaço Agostinho Duarte e reuniu acadêmicos, professores e cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde.

O tema foi conduzido pelo renomado professor José Carlos Pettorossi Imparato, da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências Odontológicas pela USP, ele repassou informações importantes ao público sobre as recentes pesquisas realizadas para o tratamento da cárie. Conforme o professor, o assunto é muito importante e atual dentro da Odontologia, já que é possível realizar procedimentos com menor intervenção e maior preservação da estrutura dental. Ele também alerta sobre a importância de conhecer essas novas técnicas, uma vez que elas colaboram para a melhoria da saúde bucal da população.

"Me formei na década de 80 e era totalmente diferente. A mudança de conceitos ocorre muito rápido. Se não ficarmos atentos a essas modificações, vamos trabalhar com métodos cada vez mais antigos", lembra. José Carlos também considera fundamental que os futuros profissionais da área conheçam essas novas técnicas dentro da Universidade. "É importante mesmo ainda dentro da formação passar esses conceitos mais atuais, baseado em pesquisas científicas".

PalestraA palestra, promovida pela Unochapecó, teve o apoio da Gerência de Saúde Bucal de Chapecó. O coordenador do curso, professor Diogo Alexander de Oliveira, comenta que essa parceria agrega mais qualidade para a saúde da população. "A Gerência também procura atualizar seus profissionais. Por isso estamos trabalhando em conjunto esses temas mais atuais", fala o professor. Ele lembra que para os alunos esse é um momento de aprendizado e discussão dos novos conceitos que estão sempre surgindo dentro da Odontologia.

Sobre o palestrante

José Carlos Pettorossi Imparato é doutor em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo (1999). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, atuando, principalmente, em temas como banco de dentes, anatomia dos dentes decíduos e técnicas de mínima intervenção para o tratamento da doença cárie dentária. Ele também é coordenador técnico-científico do Banco de Dentes da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e autor de 18 livros.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Saude