Palestra com Caco Barcellos aborda a injustiça social no Brasil

Texto Jessica De Marco*

Caco Barcellos é um dos jornalistas mais respeitados do Brasil, e tal reconhecimento não é à toa. O profissional tem uma carreira marcada pela cobertura de temas muito relevantes e difíceis, entre guerras e questões de injustiça social. Um pouco dessa realidade vivida, ao longo dos seus 40 anos de profissão, foi apresentada nesta sexta-feira (29/09) em Chapecó. Ele foi o terceiro palestrante do Fórum Integrado de Humanas e Jurídicas da Unochapecó, que acontece no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes.

Segundo o jornalista, o Brasil é um dos países mais injustos economicamente, por isso considera um enorme desafio viver em meio a este cenário. "A cada passo que se dá batemos de frente com essa diferença, as pessoas não são tratadas da mesma maneira no país", comenta. Para ele, há uma crise profunda de identidade da população, justamente por alguns se considerarem diferenciados dos outros por causa da sua classe social. "Isso gera muita desarmonia nas relações, seja na área da educação, segurança, moradia e até mesmo na mobilidade."

Caco agradeceu à Universidade pelo convite e por debater o assunto para centenas de estudantes. "Faz parte do dever de uma Instituição trazer a realidade para dentro da academia e não são todas que fazem isso. A maioria prepara o estudante para ser bem sucedido profissionalmente, mas acho muito pouco. Qual é a sua além disso? Tem que ter um propósito maior", indaga.

A palestra do jornalista estava agendada para o dia 19 de setembro, mas por questões pessoais do palestrante, precisou ser transferida para a última semana. Mesmo com a mudança, o público compareceu em peso. Além da palestra, os organizadores do evento abriram espaço para perguntas e também oportunizaram um momento para fotos e autógrafos.

Programação

Mais duas palestras estão agendadas para a programação do Fórum. No dia 20 de outubro, o membro do conselho consultivo da ENAMAT, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) e juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de Chapecó, Giovanni Olsson, palestra sobre 'A reforma trabalhista'. E para fechar o ciclo, a filósofa e psicanalista, Viviane Mosé, aborda 'As mudanças dos valores no Mundo Contemporâneo', no dia 25 de outubro.

O Fórum Integrado de Humanas e Jurídicas iniciou no dia 1º de setembro, com a palestra do teólogo, escritor e professor Leonardo Boff. O pesquisador falou sobre 'A força política da esperança diante da situação atual'. Na mesma semana, o advogado, professor e escritor Pedro Lenza ministrou a temática 'O papel do STF nesses 28 anos de constituição'.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
palestra
Jornalista
Forum integrado humanas e juridicas