Minha Uno
Menu Busca

Palestras promovidas pelo Ceom abordarão a valorização do patrimônio cultural

Cultura

Buscando apresentar e debater de forma interativa e dinâmica os espaços de preservação e difusão dos acervos documentais, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom) promoverá o Ciclo de Palestras 'Os espaços de preservação do patrimônio documental: Arquivo, Biblioteca, Museu e Centro de Documentação'. As palestras são gratuitas e acontecerão nos dias 15, 16, 22 e 23 de fevereiro via Google Meet.

Ademir Salini coordenará as palestras

Proposto pelo documentalista Ademir Miguel Salini, o projeto contará com quatro palestras que tem a finalidade de incentivar a consciência crítica e a valorização da história regional. A primeira acontecerá no dia 15 de fevereiro, às 16h, e contará com a participação da arquivista Katiuscia Winckler Migliavacca para debater 'Arquivos: Patrimônios históricos, culturais e administrativos'. No dia 16 de fevereiro, também às 16h, a bibliotecária Carolina Miotto Pecini apresentará 'Desenvolvimento e conservação na Biblioteca Pública: relato de experiência'.

Na semana seguinte (22/02), às 14h, o museólogo Idemar Ghizzo tematiza 'Difusão do acervo documental em Museu'. E no último dia (23/02), Ademir Salini abordará 'Centro de Documentação: espaço de salvaguarda da história e da memória local', também às 14h. 

"Debatendo e apresentando os espaços de preservação e difusão dos acervos documentais, o ciclo de palestras pretende contribuir para a conscientização. Despertando, então, nos participantes uma consciência crítica e propositiva de promoção das entidades já existentes e das que possam ser criadas ainda em nossa região'', conta o documentalista. 

O projeto foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021, sendo executado com recursos do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Para participar, o interessado deverá preencher o formulário de inscrição e, durante os dias estabelecidos para cada palestra, receberá um link para a sala de aula online.

COMPARTILHE
TAGS
palestra
Documentos
cultura
Ceom

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image