Parceria busca promover lideranças jovens na comunidade

Texto Vanessa Marquezzan*

Os jovens representam o futuro e a Universidade é o lugar de aprendizado e conhecimento. Unir duas coisas tão importantes é a proposta da Unochapecó ao ser parceira do Conexão Sicoob. O evento ocorre de 13 a 16 de junho e tem por objetivo promover reflexões para lideranças que buscam transformação. O encontro é gratuito e aberto ao público.

O Conexão Sicoob é um programa que vai até a comunidade acadêmica e Empresas Juniores das universidades. Ele busca conversar com os jovens a respeito de liderança e cooperativismo financeiro, economia social e capitalismo consciente. Esse temas, para o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, dão empoderamento ao jovem que busca soluções inovadoras, criativas e de impacto.

De acordo com o professor, o evento vai promover muitas trocas e aprendizados. "A nova geração está sendo empoderada de caminhos que eram desconhecidos anteriormente. Isso é importante para que os jovens possam fazer suas escolhas com conhecimento de outras possibilidades", conclui.

Programação

Serão quatro dias com atividades que proporcionarão ao público outra forma de ver o mundo dos negócios e a liderança. No dia 13 de junho, ocorre o Open Campus, com uma palestra sobre Capitalismo Consciente e Cooperativismo Financeiro, no Salão Nobre da Unochapecó, às 18h.

Já nos dias 14 de junho, no Plenário do Bloco R, e 15 de junho, na Sala 103 do Bloco R, com início às 19h, ocorrem os workshops relacionados a Liderança Consciente. Serão apresentados os princípios do Capitalismo Consciente, Cooperativismo Financeiro e como aplicá-los a realidade das Empresas Juniores.

Para encerrar, no sábado (16/06), das 8h às 18h, será realizado o Laboratório de Inovação, na CasaMake Coworking. Serão selecionados 16 jovens que receberão um desafio e no final devem apresentar soluções inovadoras e criativas. Eles também vão aprender metodologias de inovação, como Design Thinking e Sprint do Google.

Quem deseja participar do Conexão Sicoob precisa fazer a inscrição em cada uma das atividades até o dia do evento pelo site. Um dos critérios para a seleção dos jovens que participarão do Laboratório de Inovação é a participação do Open Campus e, em pelo menos, um dos workshops.

*Estagiária, sob supervisão de Greici Audibert
Inovacao