Parceria entre empresa e universidade traz novas oportunidades aos estudantes

Mercado

Quem inicia um curso de graduação vislumbra um futuro melhor, com a abertura de um negócio ou um cargo numa empresa bem conceituada. Um passo importante para conseguir experiência e ter contato com o mercado de trabalho é através do estágio. Isso é o que busca a parceria firmada entre a Unochapecó, por meio da Rede de Inovação e do Centro de Residência em Software (CRS), com a Infogen Sistemas. A instituição atua em Chapecó no desenvolvimento de softwares e sistemas de gestão empresarial com foco em organizações agropecuárias, e agora está mais perto da Unochapecó. Com a parceria, a Infogen trouxe uma parte de sua empresa para dentro da Universidade, e assim, oferece oportunidades de estágio aos acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Inicialmente, dois estudantes, um de cada curso, foram beneficiados com a parceria e desde novembro atuam na empresa. Para serem selecionados, os dois realizaram uma avaliação e depois passaram por um entrevista na empresa. Marco Antônio, estudante do 5º período de Ciência da Computação, é um dos beneficiados com a parceria. Para ele, a experiência é muito positiva, pois o possibilita aprender sobre a metodologia da empresa e a trabalhar com diferentes ferramentas. "Nós exercitamos o que já sabemos e aprendemos mais coisas", pontua.

Segundo o coordenador do CRS, professor Jorge Di Domenico, o principal objetivo da parceria é formar novos talentos na área de tecnologia e auxiliar a entrada de estudantes no mercado de trabalho. "Temos o estudante aqui rodando nesse meio acadêmico e a empresa pagando as bolsas dele para que aprendam as metodologias. Assim, a possibilidade deles serem inseridos no mercado de trabalho e irem direto para dentro da empresa é de 90%", finaliza.

Marcelo Capeleto, gerente comercial da Infogen, acredita que as parcerias entre universidades e empresas representam a aproximação entre o mundo acadêmico e o empresarial. Além disso, buscam o aumento da competitividade, tanto das empresas quanto das instituições de ensino, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. "Quanto empresa, somos favorecidos com o acesso e conhecimento às tecnologias que o acadêmico vai ter através do projeto. Contamos com o apoio de uma instituição capacitada e com reconhecimento no mercado. Além disso teremos uma retenção de talentos maior, já treinada e com capacidade de inovação", afirma.

Fomentar parcerias entre a Universidade e o setor produtivo é um dos objetivos da Rede de Inovação da Unochapecó. O diretor de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, professor Rodrigo Barrichello, lembra que esta é uma oportunidade de aproximar o aluno do mercado e de pesquisas de alto valor. "A parceria com a Infogen, além de aproximar a empresa da Universidade, cria oportunidades tecnológicas e bolsas de estudos, onde os acadêmicos, com o auxílio de professores e técnicos, vivenciam experiências de ordem prática, associadas aos conhecimentos teóricos com enfoque no desenvolvimento de software".

Para estabelecer uma parceria com a Unochapecó e o CRS basta a empresa procurar a Instituição e mostrar interesse. "É o que aconteceu com a Infogen. Ela nos procurou e nós apresentamos o projeto e explicamos sobre o Centro do Residência em Software. Eles se mostraram interessados pois possuem uma demanda muito grande. É uma empresa que está há muitos anos no mercado de tecnologia", finaliza o coordenador do CRS.

Sistemas de informacao
Rede de inovacao