Parceria entre Instituto Goio-en e Cresol realiza repovoamento simbólico de rio

Meio Ambiente

Vinculado à Fundeste, o Instituto Goio-En é uma organização de estudos, pesquisa, desenvolvimento e serviços, que tem em sua essência a responsabilidade ambiental e o compromisso com o desenvolvimento da região. Entre suas atividades voltadas à preservação do meio ambiente, está o banco genético de matrizes das espécies nativas da bacia hidrográfica do Rio Uruguai. O local produz alevinos de qualidade e com genética diferenciada para, entre outras finalidades, aplicar em ações de repovoamento de rios em toda a região.

Uma destas ações foi realizada na última terça-feira (22), na cidade de Coronel Freitas/SC. Em parceria com a Cresol Central, o Instituto Goio-en realizou a soltura de cinco mil alevinos de jundiá no Rio Chapecó, a partir da propriedade de Silvio Jones Badin. Trata-se de uma etapa inicial de repovoamento do rio, já que a intenção da instituição é chegar à marca de 20 mil alevinos. Já são projetadas ações semelhantes nos municípios de Águas Frias e Marema.

Participaram da ação o zootecnista Carlos Eduardo Staub, consultor técnico; Bruno Aloisio Hensel, técnico em piscicultura; e Patricia Possebon Maia, técnica administrativa, que atuam no Instituto Goio-en. A Polícia Militar Ambiental e a 27ª turma de Protetor Ambiental também marcaram presença. A Diretora do Instituto Goio-En, professora Rose Maria de Oliveira Mendes, explica que o aumento da urbanização e as alterações nos rios em função das atividades externas ocasiona uma diminuição da população natural de peixes nativos.

“Desde o mês de outubro teve início o processo reprodutivo de peixes nativos. O repovoamento é simbólico porque a quantidade é pequena, devido ao fato de não alterar ou desequilibrar as espécies existentes. Apesar disso, é de suma importância no sentido da conscientização e educação ambiental. O objetivo é preservar as espécies”, explica a diretora.

Durante sua fala, o presidente da Cresol de Coronel Freitas, Benhur Ferrari, lembrou que o tema da preservação ambiental está sendo debatido no mundo inteiro. Ele menciona, como referência, a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022, que ocorreu no Egito entre os dias 6 e 18 de novembro. Na ocasião, líderes mundiais se reuniram para debater medidas ambientais. Para Ferrari, a ação realizada em Coronel Freitas, mesmo que seja pequena, contribui para um futuro melhor. “Do nada, o mundo não vai mudar. São as pequenas ações que vamos realizando que vão formar um mundo melhor para viver, para os nossos filhos”, comenta.

E por falar em um futuro melhor, a turma de Protetores Ambientais de Chapecó participou ativamente da soltura dos alevinos. O programa, que iniciou em 2008 na Polícia Militar Ambiental, leva a estudantes do ensino fundamental uma importante formação na área. O objetivo é conscientizar crianças, jovens e adultos do meio urbano e rural, para a importância da proteção das áreas de preservação permanente, da conservação e recuperação de mananciais, entre outras pautas. A consequência da educação para o meio ambiente é a diminuição das infrações ambientais e, por conseguinte, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O Sargento Luciano Bergonzi, que está à frente do programa e vê com orgulho a formação da 27ª turma de Protetores, reitera que ações de educação ambiental reverberam para o futuro como sementes plantadas que renderão frutos. “O objetivo de trazer a turma conosco é mostrar como a ação de repovoamento funciona, para oferecer a noção desse trabalho de criação, a importância do Instituto Goio-en e a importância de fortalecermos os laços dessas parcerias”, finaliza.

Meio ambiente
Instituto goio-en