Parceria entre Unochapecó e Cresol leva educação financeira para escolas básicas

Comunidade

A educação financeira tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do planejamento financeiro e a necessidade de uma relação equilibrada com o dinheiro e hábitos conscientes de consumo. No último semestre, o assunto esteve em pauta na rotina escolar de cerca de 100 alunos de duas cidades da região Oeste, por meio do projeto piloto ‘Cresol em Ação: Educação Financeira para Jovens’. Turmas da Escola de Educação Básica Professora Délis Régis, de Coronel Freitas, e da Escola de Educação Básica Cordilheira Alta fizeram parte da iniciativa.

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Unochapecó e com as Prefeituras Municipais. A assessoria do projeto foi da professora Naline Tres, do curso de Ciências Contábeis, que abordou os temas ‘Cooperativismo e Eu protagonista do meu futuro’, ‘Eu consumidor: como consumir conscientemente’, ‘Eu em controle da minha vida financeira: metas e orçamentos’ e ‘Impostos e declaração de Imposto de Renda’. As temáticas foram elaboradas pela assistente de Desenvolvimento e Educação da Cresol, Maryna Dahmer.

De acordo com os gestores das escolas, abordar a educação financeira dentro da realidade dos alunos trouxe resultados surpreendentes. O diretor da EEB Cordilheira Alta, professor Raun Vargas, destaca que a proposta para integrar esta edição do ‘Cresol em Ação’ foi prontamente aceita pela escola, que já via a necessidade de trazer o tema ao currículo. “Nossos jovens necessitam de uma educação com mais qualidade financeiramente. Nossos estudantes tiveram uma aceitação excelente, pois sabem da importância da abordagem deste assunto. Nós esperamos que este curso proporcione uma vida melhor, com muito êxito para nossos estudantes”, diz o gestor.

Já no caso da EEB Délia Régis, o projeto veio ao encontro da disciplina que já havia sido implantada por meio do Novo Ensino Médio. A assessora pedagógica Vanice Martinelli Tomazelli explica que a demanda surgiu a partir de uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2021, com alunos que frequentavam o então 9º ano. Na oportunidade, foram apresentadas uma lista de disciplinas eletivas para que os alunos pudessem opinar na escolha do itinerário formativo no qual desejavam aprofundar seus conhecimentos.

“O tema de extrema relevância pois permitiu aos alunos conhecer, entender e refletir sobre situações vivenciadas no dia-a-dia no âmbito familiar, possibilitando a eles traçar estratégias para melhorar a gestão do dinheiro. Como a maioria dos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho, esse conhecimento contribui para que tenham consciência de como gerir seus recursos para garantir um futuro com qualidade de vida e aproveitando ao máximo as oportunidades que surgirem mantendo o equilíbrio da vida financeira”, explica Vanice.

Formaturas

Nos dias 1 e 12 de dezembro, as turmas de Coronel Freitas e de Cordilheira Alta, respectivamente, receberam seus certificados de participação e aproveitamento nas aulas do projeto. As formaturas foram um símbolo importante para a transição dos jovens, que agora contam com uma dose extra de conhecimento para gerir seu ‘din-dim’.

A pró-reitora de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó, professora Andrea Marocco salientou, durante a formatura, que o projeto vem para demonstrar a força da cooperação. Ela ainda frisou a importância que isso terá para os alunos que tiveram a oportunidade de acompanhar essas aulas.

“Parece algo muito simples, mas isso torna vocês diferenciados. Nem todos os jovens tiveram essa oportunidade de ter Educação Financeira no currículo. Além disso, é algo para a vida de vocês, pois não adianta ganhar muito dinheiro se não souber administrar os recursos”, afirmou a docente.

O presidente do Sistema Cresol Central Brasil, Elias José de Souza, salientou a parceria com as universidades para impulsionar o desenvolvimento local, especialmente através da educação. Para o presidente, uma sociedade cooperativa é a resposta para as desigualdades e concentração de renda. Apostar nos jovens e na educação é apostar nesta sociedade. “Esse é o início, um projeto piloto, mas com certeza vai render bons frutos e ganhar força em outras regiões”, reforçou.

* com informações da jornalista Lidiane Taffarel, da Cresol Central Brasil.

Educação Financeira
Cresol