Minha Uno
Menu Busca

Parceria entre Unochapecó e Universidade do Canadá fortalece debate cultural

Educação

* texto: Jéssica De Marco

A Unochapecó proporciona aos seus estudantes conhecer o mundo em todas as suas dimensões, com oportunidades de interação entre universidades estrangeiras e estudo dos grandes temas que impactam a vida da sociedade. O Collaborative Online International Learning (COIL) é um exemplo disso. O curso de extensão oferecido em parceria com a Algoma Univesity, do Canadá, busca promover o intercâmbio internacional online para debate de questões relevantes do Direito e das Relações Internacionais

Em 2022, na sua segunda edição, o curso tem como título ‘Global-local relations: critical perspectives’, com abordagem de temas sobre colonialismo e opressão dos povos indígenas; aumento da precariedade do trabalho e do emprego; violência sexual e política de gênero; e migrações forçadas. “Os participantes são estimulados a refletirem e pesquisarem sobre movimentos sociais locais que enfrentam essas questões a partir das realidades brasileira e canadense”, comenta o coordenador do curso de Relações Internacionais (RI) da Unochapecó, professor Luiz Henrique Maisonnett. 

A atividade tem como público-alvo estudantes dos cursos de Direito e Relações Internacionais da Universidade, do Programa de Pós-graduação em Direito da Unochapecó (PPGD) e de professores e egressos com pesquisas na área temática do projeto. O curso é coordenado, do lado brasileiro, pelo professor Giovanni Olsson, com colaboração do professor Luiz Henrique Maisonnett e da egressa do PPGD da Unochapecó, Tuana Paula Laval. No Canadá, o responsável é o professor Sean Meades. 

“Os projetos de COIL que vêm sendo desenvolvidos no curso de RI integram os acadêmicos internamente com outros cursos, como a graduação em Direito e a pós-graduação, e também internacionalmente, com estudantes e docentes de outras instituições estrangeiras. Por isso, proporcionam uma experiência não apenas internacional, mas também transdisciplinar, levando os estudantes a socializarem as suas vivências acadêmicas e a entenderem as diversas realidades e dimensões do conhecimento, além, claro, de aprenderem outro idioma", finaliza Giovani. 

COMPARTILHE
TAGS
Relações internacionais
Direito
Coil

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image