Minha Uno
Menu Busca

Pollen Parque e curso de Jornalismo abrem inscrições para Maratona Fotográfica

Cultura

Neste ano, o curso de Jornalismo da Unochapecó se juntou com o Pollen Parque Científico e Tecnológico para comemorar os dois anos do Pollen e os 25 anos de Jornalismo. Para marcar essas datas comemorativas, e com o objetivo de  promover o estímulo à produção e circulação de bens imateriais, os aniversariantes organizaram uma Maratona Fotográfica que acontecerá no dia 20 de maio. 

De acordo com a professora Angélica Lüersen, sempre houve a intenção do curso de Jornalismo se aproximar do Pollen de uma maneira interessante para ambos. “Não só pelos aniversários, mas também pela sintonia da proposta. A promoção da Maratona faz jus ao que cada um dos dois espaços havia pensado como algo interessante para se fazer no ano. Pela dinâmica, pelo movimento, pelo incentivo à produção artística.”, afirma. 

O agente de inovação do Pollen Parque, Vinicios Mossi, declara que a intenção do Pollen é ser um laboratório para os estudantes da Unochapecó, e a intenção é aproximar o Parque Tecnológico de todos os cursos da universidade. "Acreditamos que esse é o primeiro passo de uma parceria que futuramente pode trazer mais frutos”, conclui. 

Lançada na quarta-feira (03), no evento 'Formação e Informação: Jornalismo em debate', a Maratona está com inscrições abertas via formulário até o dia 18 de maio. Todo o processo foi executado conjuntamente, desde o planejamento e estruturação da maratona, reuniões com as equipes e apoiadores, organização das artes, planejamento dos prêmios, até a dinâmica do dia. “Todo trabalho que faz de maneira conjunta ele também reverbera de uma outra forma porque a gente consegue perceber mais potencialidade do processo. Essa parceria está sendo um trabalho bastante rico e promissor”, declara Lüersen.   

Com patrocínio de Zoom, Yüme, Filó Comunicação, Além do Quadro e Chapecó Personaliza, a Maratona Fotográfica ocorre no dia 20 de maio, das 9h às 17h, sendo que na primeira hora serão repassadas orientações aos participantes no auditório do Pollen Parque, com transmissão pelo Youtube. Serão, ao todo, seis temáticas fotográficas, sendo o último tema apresentado às 16h e executado até às 17h. Os temas foram pré-selecionados pela Comissão Organizadora e serão divulgados a cada hora mediante sorteio. 

De acordo com o regulamento, os critérios avaliativos são: adequação/coerência ao tema proposto; criatividade; e aspecto de plasticidade e composição. Lüersen frisa aos maratonistas a necessidade da entrega da foto no prazo estabelecido. A partir do momento que o tema for divulgado, o maratonista tem exatamente uma hora e mais cinco minutos de tolerância para postar a foto no Instagram. É através dessa postagem que a entrega será validada. “É bem importante que isso seja considerado porque as fotos que excederem esse tempo na postagem não serão avaliadas”, reforça.

A inscrição será gratuita. O evento foi pensado para que os maratonistas participem do local onde estão e não necessitem ir até o Pollen ou a Unochapecó, aproveitando melhor o tempo para execução das fotos em cada unidade temática. De acordo com Lüersen, a Maratona vem bem alinhada com as propostas dos espaços no sentido de fortalecer a produção fotográfica e cultural da região. As expectativas envolvem tanto a questão de trazer esse tema de inovação para a fotografia quanto do desafio de se fazer o novo jornalismo. “Sabemos que a inovação e a tecnologia provocaram desafios que atualizam as formas de se fazer jornalismo. Esperamos provocar essas questões nos participantes” conta Mossi. Espera-se que tanto o público acadêmico quanto a comunidade externa participem da Maratona, já que há a possibilidade de que pessoas de qualquer lugar do país possam participar. 

O resultado será divulgado na 1º  Noite Cultural, organizada pelo Pollen, no dia 25 de maio. “Quando olhamos o Pollen relacionamos à tecnologia, empresas, startups, então nossa intenção é quebrar um pouco as expectativas e trazer essa produção cultural chapecoense para dentro do Parque, pois o mesmo é um espaço aberto para todas as possibilidades e áreas. Por esse motivo a nossa programação é bem ampla”, conta Mossi. Ele destaca que a opção pela divulgação dos ganhadores para esse dia foi a amplitude que trará para a Maratona.

“Será uma noite bacana. Além de celebrar esses vencedores junto com os dois anos do Pollen, nosso intuito é festejar junto de patrocinadores, maratonistas e todo mundo que participar desse evento repleto de inovação e tecnologia, mas também de muita cultura e arte”, finaliza. 

texto: Deisiana Damarat, estagiária de Jornalismo.

COMPARTILHE
TAGS
Pollen parque
Maratona fotográfica
Jornalismo

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image