Minha Uno
Menu Busca

Pollen Parque participa de imersão no ecossistema de inovação em Portugal

Inovação

A delegação de Santa Catarina, composta por vinte representantes de parques tecnológicos, associações e entidades ligadas ao setor de inovação e tecnologia, foi convidada pelo Sebrae do Estado a fazer parte de uma imersão de 5 dias em Portugal para conhecer o ecossistema de inovação do país europeu. 

O grupo teve a oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas por universidades, poder público e iniciativa privada nas cidades de Porto, Praga e Lisboa. Logo na primeira parada da delegação foi recebida por membros da InvestPorto, pelos representantes da Câmara do Porto, do CEiiA by COLAB, e pelo vereador do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital, Filipe Araújo.

Na sequência, a delegação catarinense visitou  a Escola 42, uma academia de programação com um sistema de ensino diferenciado que foi aberta recentemente na Invicta. No Porto Innovation Hub, espaço físico da Porto Digital, eles puderam conhecer algumas iniciativas com o objetivo de transformar a relação entre os cidadãos e o Município como a estrutura Porto Digital (fibra óptica + wi-fi), a Toolbox para a Inovação e Transição Digital, o Guia para a Inovação, Explore.Porto. A viagem aconteceu na última semana de setembro. 

Um dos convidados e integrante da delegação foi o diretor do Pollen Parque e presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, professor Rodrigo Barichello, que representou todo o ecossistema do Oeste catarinense em Portugal. Para Barichello, essa foi uma oportunidade para conhecer as melhores práticas de promoção da inovação e tecnologia, a partir desse intercâmbio entre Santa Catarina e Portugal. "Essa experiência foi importante para visualizar as boas práticas que estão sendo aplicadas em Portugal, lugar que possui iniciativas que hoje são referência não apenas na europa, mas no mundo todo, e nos auxiliam a pensar nos modelos que podemos aplicar no Brasil, em Santa Catarina e claro no Oeste", reforçou. 

A imersão em Portugal também foi uma excelente oportunidade para aproximar os representantes de cada ecossistema do estado, favorecendo a troca de ideias e possíveis projetos coletivos que possam destacar ainda mais o nosso estado diante do cenário nacional e mundial. 

COMPARTILHE
TAGS
Tecnologia
Pollen
Inovaçao

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image