PPGCA realiza terceira edição do Encontro Sobre Meio Ambiente

Ciência

O Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unochapecó se prepara para sediar um encontro que promete intensas discussões e reflexões sobre as Ciências Ambientais: trata-se da terceira edição do Encontro sobre Meio Ambiente e Dinâmicas Socioambientais. Durante três dias, o Pollen Parque será palco de palestras, oficinas inovadoras e debates cruciais, todos centrados na abordagem interdisciplinar das Ciências Ambientais e suas implicações no contexto atual. Com a submissão de trabalhos acadêmicos e científicos, o evento busca criar um espaço aberto para a troca de conhecimento e ideias.

A submissão de trabalhos é uma oportunidade imperdível para acadêmicos, pesquisadores e profissionais da área compartilharem suas descobertas e perspectivas. O evento não apenas oferece um espaço para a disseminação do conhecimento, mas também para a conexão que buscam enfrentar os desafios ambientais com determinação e inovação.

Programação

Na quarta-feira (30/08), as atividades iniciaram a partir das 14h com a mesa redonda 'A Pós-Graduação em Ciências Ambientais no oeste catarinense: revisitando o passado e perspectivas'. Em sequência, será realizada a palestra 'Perspectivas e o impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU’, com Carlos Alberto Cioce Sampaio (PPGDR - FURB), e o dia finaliza com a palestra ‘Mudanças climáticas globais: Cenários e desafios preementes’, ministrada por Francisco de Assis Mendonça (PPGGEO - UFPR).

Na quinta-feira (31/08), a programação iniciará a partir das 8h com a oficina 'Aprendendo o QGIS passo a passo: uma oficina para iniciantes'. Outras cinco atividades estão programadas para a data, como apresentações de trabalhos e a palestra 'Litigância Climática no Brasil na tutela do ambiente: os casos mais relevantes', com Gabriel de Jesus Tedesco Wedy (PPGD - UNISINOS).

No último dia de evento, sexta-feira (01/09), as atividades iniciaram às 10h com a palestra ‘Mudanças climáticas nos últimos 20 mil anos do sul do Brasil: a história que os grãos de pólen contam’, ministrada por Hermann Behling (Universidade de Göttingen/Alemanha). Na palestra de encerramento, a docente Regina Rodrigues Rodrigues (PPGOceano - UFSC) abordará 'Lacunas nas informações climáticas para a tomada de decisões. O encerramento do EMADS também será marcado pela premiação das melhores apresentações de trabalhos e do III Concurso de Fotografias do PPGCA.

Para mais informações e para garantir sua vaga no III EMADS, clique aqui!

* texto: Ana Ritta da Luz, estagiária de Jornalismo sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

Programa de pós-graduação em ciências ambientais
Meio ambiente
Encontro