Precisamos falar sobre intolerância

Texto: Matheus Kraemer e Vanessa Marquezzan

O Seminário de Atualidades, realizado anualmente pelo curso de Jornalismo da Unochapecó, este ano vai debater o tema "(in)tolerância", com abordagens sobre religião, raça e gênero. O evento ocorre de 17 a 19 de maio, no Plenário do Bloco R da universidade, sempre às 19h. As inscrições estão abertas até 07 de maio, no valor de R$ 15,00, na página de eventos da Unochapecó.

A abertura do seminário, no dia 17, terá como temática a (in)tolerância religiosa, com a participação da professora Myriam Aldana Vargas Santin e do professor Elcio Cechetti. A professora Myriam possui graduação em Sociologia, mestrado em Ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo e atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó. Já o professor Elcio Cechetti é graduado em Ciências da Religião pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), mestre e doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cechetti realizou doutorado sanduíche na Universidade de Salamanca (Espanha), além de ser membro titular do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa e da secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC).

Já no dia 18 será debatida a (in)tolerância racial, com a professora da Universidade da Fronteira Sul (UFFS), Claudete Gomes Soares. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), a pesquisadora tem mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Claudete é autora do livro "Raça, classe e cidadania: a trajetória do debate racial no Partido dos Trabalhadores", editado em 2015.

Na noite de encerramento (19/05), os convidados vão debater a intolerância de gênero com Liliane Araújo, diretora da União Brasileira de Mulheres (UBM) de Chapecó, e com o professor Marson Luiz Klein (Udesc). Klein possui graduação em Enfermagem, pós-graduação em docência Superior para a Área da Saúde e mestrado em Ciências da Saúde pela Unochapecó.

Para a coordenadora do evento, professora Angélica Lüersen, o seminário  tem por finalidade servir de suporte às demais disciplinas de formação do curso de Jornalismo. "Vai debater assuntos factuais, relacionados à sociedade e ao seu contexto e cotidiano político e cultural, o que possibilita que os acadêmicos ampliem o seu conhecimento e tenham a possibilidade de desenvolver um olhar crítico."

Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, professor Vagner Dalbosco, o Seminário de Atualidades busca sempre promover uma melhor compreensão aos estudantes do curso sobre temas de relevância social. Neste caso, "para que os futuros jornalistas tenham acesso à complexidade que envolve estas temáticas e reflitam sobre sua postura profissional quando da produção de conteúdo sobre elas. Afinal, a intolerância tem se mostrado um dos males na sociedade contemporânea, sendo que os jornalistas têm um papel importante neste contexto."

Durante a primeira noite do evento será lançado o IX Prêmio de Jornalismo Ambiental, realizando em parceria com a Caixa Econômica Federal. Com o objetivo de premiar profissionais e estudantes dos três estados do Sul do país, o Prêmio está dividido em duas categorias: profissional e acadêmico. Em cada uma delas, podem concorrer reportagens produzidas em quatro segmentos: impresso, rádio, TV e internet.

*Estagiários da Acin Jornalismo, sob orientação de Ilka Goldschmidt.

Seminário de atualidades
Intolerancia