Viveiro Florestal Universitário oferece orientações e amostras de plantas nativas na Efapi

Geral

O Vieiro Florestal Universitário da Unochapecó, já expõe na Efapi à cinco edições. Em seu espaço, já tradicional na feira, disponibiliza amostras de plantas nativas e orientações de como cultivá-las, além de informações históricas e distribuição gratuita das mudas. A ação é uma forma de difundir a idéia de preservação ambiental através do conhecimento sobre a diversidade de espécies da nossa região.

O projeto Viveiro Florestal Universitário trabalha com algumas linhas específicas como a preservação ambiental, o resgate de espécies em risco de extinção e as plantas medicinais. A partir disso são realizados trabalhos com agricultores, escolas, associações e empresas com o objetivo de disseminar estes conhecimentos perante a comunidade.

Conforme o responsável técnico do Viveiro, Alencar Belotti, houve um crescimento muito grande em termos de conteúdo da primeira exposição até agora. “O espaço do Viveiro se tornou referência na feira. A universidade é muito comentada e procurada em função disso”. De acordo com Alencar, muitas pessoas que visitaram o estande em outras edições voltam para conferir as novidades e contar sobre ações que desenvolveram em suas propriedades a partir das orientações do viveiro. “Esta é uma meta que estamos atingindo” completa.

viveiroÉ o caso do casal Everton Moura e Vanessa Palaoro, que estiveram no espaço do viveiro na Efapi 2011, e voltaram neste ano para saber o que havia de novo. “É muito interessante conhecer um pouco mais sobre as espécies que podem ser encontradas na nossa região” diz Everton. Ele conta ainda, que por morar na cidade, não tem muito espaço para aplicar as técnicas que aprendeu no viveiro, mas aproveita para mexer com isso sempre que pode na propriedade do seu pai no interior. Já Vanessa acredita que tudo que é retirado da natureza deve ser devolvido à ela, por isso admira as ações do projeto em prol da consciência ambiental.

A Efapi é vista por Alencar como uma grande vitrine para o setor ambiental. A feira oferece ao viveiro a oportunidade de expor para um grande público produtos como o composto orgânico, as técnicas de manejo das plantas, coleta de sementes, armazenamento e germinação, desenvolvidos pelo projeto. Segundo Alencar a preservação do meio ambiente é de interesse e responsabilidade de todo e os técnicos e estudantes do Viveiro Universitário informam como cada pessoa pode contribuir para mudar sua rua, seu bairro, local de trabalho e de estudo. “São pequenas ações que podem fazer a diferença” explica Alencar.

AlemãoA equipe da Unochapecó, que está trabalhando durante a Efapi, tanto funcionários, como técnicos e estudantes, contam com um espaço exclusivo para alimentação. O local foi disponibilizado pelo Viveiro Universitário e as refeições de são feitas pelo pedreiro da Unochapecó, Edemar Sousa de Oliveira.

Confira mais informações sobre as ações, fatos e eventos da Efapi 2013 baixando gratuitamente o aplicativo da Unochapecó no Google Play e na Apple Store, basta procurar por “Unochapecó”. Lá você confere notícias, fotos, agenda de shows, eventos e também um mapa do Parque de Exposições Tancredo Neves.