Webmail
Menu Busca

Professores da Uno recebem capacitação sobre o projeto TCC Startup

Educação

Texto Ícaro Colella*

 

No momento da concepção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), muitas vezes grandes ideias e projetos que poderiam virar negócios, soluções para a sociedade, se perdem nas prateleiras da Universidade. Para fazer com que os acadêmicos pensem a produção dos seus trabalhos finais com um viés inovador, nos dias 14 e 15 de junho ocorreu uma capacitação com professores de diversos cursos da Unochapecó para implementar na Instituição o projeto TCC Startup.

Essa é uma nova alternativa para execução de TCCs na Universidade, além das que já existem, que consiste em alinhar conhecimento e buscar soluções para problemas da sociedade nas diferentes áreas. O projeto piloto começou com capacitação de professores dos cursos de Administração, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Farmácia e Sistemas de Informação. Posteriormente a ideia é que seja disseminado a todos os cursos de graduação da Unochapecó. 

O projeto tem uma relação direta com a estratégia de transformação que está em curso na Unochapecó. Segundo o reitor, professor Claudio Jacoski, preparar os docentes para um novo momento que será implementado em breve é muito importante. "São os professores que irão mostrar as ações, permitindo aos nossos estudantes uma nova opção da realização do Trabalho de Conclusão de Curso", destaca.  Além deste novo formato, os projetos poderão ter continuidade no processo de Incubação no Parque Científico e Tecnológico Chapecó@.   

Professores de diversos cursos passaram pela capacitação 

A capacitação constitui-se em mais um passo no fortalecimento do projeto de uma Universidade empreendedora e que produz soluções para a comunidade. O coordenador de Ciência da Computação, professor Sandro de Oliveira, relata que a iniciativa é muito interessante pois possibilita o desenvolvimento para tornar essas soluções realidades. "Percebemos que através dessa metodologia é possível aos estudantes irem além dos TCCs, tornando os seus trabalhos em ideias inovadoras, com a possibilidade de já ter clientes e prospectar uma empresa ou Startup". 

 

Projeto para a vida 

O diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, enxerga o projeto como instrumento que incentiva os acadêmicos a criarem TCCs com propósitos, mostrando que sua passagem na Universidade pode e deve ir além do diploma, criando uma visão empreendedora e inovadora. "É uma alternativa de tirar do papel os projetos e transformá-los em realidade, seja um novo produto, uma empresa, um serviço ou algo que resolva um problema do mercado de trabalho ou da sociedade", comenta. 

Para a coordenadora de Administração, professora Cleunice Zanella, o projeto é uma forma prática de aplicar o conteúdo desenvolvido em sala de aula, as técnicas, os conceitos, as ferramentas, para a idealização de um novo negócio.

"Temos certeza que esse projeto vai engrandecer ainda mais nosso curso, fortalecer o aprendizado do ensino do nosso estudante e vem ao encontro da missão de desenvolver líderes empreendedores capazes de transformar a realidade, contribuindo com o desenvolvimento regional sustentável". 

A pró-reitora de Graduação, professora Silvana Muraro Wildner, acredita que o principal objetivo do projeto é conectar os estudantes à atividade empreendedora, promovendo o apoio necessário de modo a transformar suas ideias em um modelo de negócio. Afinal, o período de realização do TCC é ideal para testar e arriscar, aprender e trabalhar com um propósito. "Acreditamos que o trabalho da Universidade é auxiliar os estudantes nesta fase de transição entre a graduação e o mercado de trabalho, com mentorias permeadas por um projeto pedagógico, para preparar os acadêmicos não somente para receber um diploma, mas para um projeto de vida", finaliza.

 

*Estagiário sob supervisão de Gabriel Kreutz

COMPARTILHE
TAGS
Tcc
Professores
Capacitacao

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus