Professores e alunos poderão avaliar disciplinas de forma transparente

Texto Tuanny de Paula*

Ao entrar na Universidade, o contato com o conhecimento se torna diário. Ele transforma a sala de aula, os laboratórios, os espaços de estudo e até mesmo os locais de descanso. Cada momento vivido nesse ambiente de aprendizado se torna enriquecedor. Pensando nisso, a Unochapecó lança o programa Qualidade em Pauta, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino a partir do olhar de seus estudantes.

As avaliações iniciam já neste mês, através do sistema Minha Uno. Tanto os acadêmicos quanto os professores terão a oportunidade de analisar os componentes curriculares de cada curso, assim que concluídas as disciplinas. Através dos resultados da avaliação, a Universidade poderá discutir melhorias e ter apontamentos quanto à capacitação docente, a estrutura física e o projeto pedagógico de cada área.

Segundo o diretor de Ensino da Unochapecó, professor Hilario Junior dos Santos, o objetivo da avaliação é encontrar fragilidades que precisam de atenção e descobrir quais as coisas boas que estão acontecendo para potencializa-las. “A avaliação nos ajudará a criar índices concretos para que possamos saber que direcionamento é necessário seguir ou onde trabalhar para corrigir, melhorar e entender o que está acontecendo”.

Atualmente, segundo o diretor, existe uma carência de dados, assim como uma mensuração das atividades educativas que acontecem internamente. Com essa novidade, será possível descobrir o que precisa ser melhorado antes mesmo das avaliações externas, como as notas do Enade, por exemplo.

Para o professor de Pedagogia, Odilon Luiz Poli, o foco na qualidade de ensino hoje em dia é fundamental e a Instituição precisa oportunizar esse tipo de formação cada vez mais. Ele acredita que o programa proporcionará ao professor assumir um novo papel de protagonismo na educação. “O estudante também passa a ter um acompanhamento mais próximo da sua aprendizagem, avaliando e contribuindo para a qualidade na sala de aula”.

Como acontece a avaliação

No final de cada componente curricular, quando a penúltima aula da disciplina for registrada, a avaliação aparecerá no sistema Minha Uno. Nela, o aluno poderá responder questões de múltipla escolha, que seguirão o formato das avaliações do Ministério da Educação (MEC), na qual classificam de um a cinco o nível de qualidade do ensino. As questões são rápidas e objetivas e podem ser respondidas pelo computador ou smartphone

kaka

Os professores também terão a oportunidade de avaliar o desenvolvimento da turma e o aproveitamento dos estudantes, respondendo oito questões no mesmo formato. Para poder fechar o diário de classe da disciplina, ele terá que responder o questionário. O mesmo acontece com o acadêmico, ou seja, ele só poderá visualizar a sua última nota depois de responder as questões.

O processo de avaliação do programa Qualidade em Pauta não identifica o estudante, para que o acadêmico possa manifestar livremente e de forma transparente suas impressões quanto ao componente curricular. O processo também vai mensurar a aprendizagem e a qualidade de ensino dos acadêmicos. O feedback com os resultados das avaliações acontece após o fechamento das disciplinas, através dos diretores acadêmicos de cada área, juntamente com as coordenações de cada curso.

A vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Silvana Muraro Wildner, acredita que o programa vai servir para orientar onde o olhar da Unochapecó deve focar. “Sabemos que temos excelentes práticas dentro da Universidade, que aguardam reconhecimento e isso precisa ser visto, comprovado e multiplicado”, acrescenta. Para explicar melhor essa novidade à comunidade acadêmica e falar sobre a relevância do programa, a professora escreveu uma carta que está disponível no Blog do Reitor.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
qualidade