Professores e tutores do Ensino à Distância participam de capacitação

Na última segunda-feira (11), foi realizada a 10° edição da Capacitação dos Professores e Tutores do Ensino à Distância (EAD). O momento reuniu professores da graduação presencial, que lecionam aulas online de acordo com o novo currículo acadêmico, e à distância, com o intuito de apresentar o corpo técnico que atua no setor e a plataforma.

Para a professora Solange Haetinger, coordenadora e designer educacional do EAD, o cenário da sociedade atual exige cada vez mais novas formas de ensinar e aprender para enfrentar os desafios quanto aos métodos e práticas aplicadas ao ministrar na modalidade. “O foco da capacitação visa contribuir com com os docentes para construção e desenvolvimento de habilidades para atuar na modalidade a distância, priorizando a relação entre professor, aluno e tutor de aprendizagem. Formando, assim, professores e tutores que compreendam os processos pedagógicos e a importância do acompanhamento dos alunos durante o percurso formativo”, explica.

Solange ainda ressalta que há diversas possibilidades para a utilização das tecnologias disponíveis, e que sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem e a formação de indivíduos permite que os profissionais estejam preparados para atuar nas mais diversas áreas de trabalho. “As metodologias interativas e a aproximação entre estudantes, docentes e tutores, garantem que o ensino seja efetivo e de qualidade”.

Em sua primeira disciplina lecionada neste formato, o professor Cassiano Tressoldi diz estar entusiasmado para o próximo semestre e frisa a importância da capacitação. “A capacitação foi essencial para a compreensão do processo de preparo e execução das aulas e tutorias, além de abordar o funcionamento do sistema, o formato das avaliações e outras questões importantes para o bom andamento das mesmas. Alguns professores inclusive compartilharam experiências enriquecedoras sobre o dia-a-dia das aulas em formato EAD”.

Tutores
Professores