Minha Uno
Menu Busca

Programa Sorriso para a Vida transforma crianças em super-heróis

Saúde

Texto Vanessa Marquezzan*


Nem todo herói tem superpoderes, assim como nem toda história é composta somente de momentos bons. Todas, no entanto, têm uma mensagem para passar, mas só chegam até quem precisa pois tem mãos que as envolvem e transformam. Foi assim com o projeto 'Alegria de um olhar', que levou alegria e descontração para sete crianças atendidas pelo programa de extensão da Unochapecó Sorriso para a Vida. O projeto foi realizado em parceria com a Perfil Digital, Fullpack Embalagens e Zoom Soluções Digitais e proporcionou aos pequenos uma sessão de fotos vestidos de super-heróis.

O programa Sorriso para a Vida atende crianças e adolescentes internados na pediatria e oncologia do Hospital da Criança de Chapecó, através de interação tanto nas brinquedotecas quanto dentro dos quartos. Foi por meio do programa que surgiu a ideia do projeto 'Alegria de um olhar'. A intenção da atividade foi captar sentimentos e traduzir em imagens o que, às vezes, as palavras não são capazes de demonstrar. As fotografias exprimem, de maneira muito intensa, as pessoas e o mundo em que elas vivem.

jhvg

Essa foi uma sessão piloto e a intenção do projeto, segundo a coordenadora do programa Sorriso para a Vida e professora do curso de Fisioterapia da Unochapecó, Michele Cristina Minozzo dos Anjos, é ter continuidade durante o ano de 2019, para atender ainda mais pacientes. "Essa é uma das maneiras que o programa encontrou para trazer ainda mais felicidade para essas crianças", comenta.

Mais do que simples fotos, elas representam a superação das crianças e deixam transparecer a beleza interior de cada uma delas. A experiência, para a proprietária da Perfil Digital, Lenir Bernardi, foi maravilhosa. "A gente fica muito feliz de poder dar essa alegria para as crianças, para incentivar elas e mostrar como são corajosas".

 

Os super-heróis

Um dos meninos atendidos pelo projeto foi o pequeno Antony, de três anos. Ele foi diagnosticado com Leucemia em maio deste ano. O garoto se transformou no Homem-Aranha e espalhou sua teia de amor e superação. Ao ver as fotos, sua mãe, Daiana Paula do Nascimento, ficou maravilhada com o resultado. "Para nós é muito gratificante, ajuda na autoestima das crianças, os fortalece, temos muita gratidão por isso. Não tenho palavras para expressar tudo, afinal é um lugar que nós não gostaríamos de estar, mas o pouco que fazem para nós, nos fortifica", afirma Daiana.

Essa mesma alegria foi expressada pelo herói Guilherme Gabriel Rigo, de nove anos, que se transformou no Batman. A felicidade de vestir-se como o personagem ficou estampado no seu sorriso.

sdknsja— Você gostou de se vestir de Batman?

— Sim, muito.

— Você gostou do resultado das fotos?

— Amei!

Com essas poucas palavras, Gui, como é carinhosamente chamado, encantou quem estava ao seu redor no momento de receber as suas fotografias.

"O projeto foi pensado com muito amor e carinho. Realizar essa atividade com as crianças e entregar suas fotos nos trouxe muitos sentimentos de amor, felicidade e gratidão. Afinal, é muito bom poder proporcionar esse sorriso para essas crianças", conclui Michele.

São ações como esta que mostram que ninguém precisa se transformar em algo espetacular para ajudar as pessoas e levar a elas um pouco de alegria. Basta ter boas intenções e passar isso adiante.

 

*Estagiária, sob a supervisão de Jessica De Marco
COMPARTILHE
TAGS
Super-heroi
Fotografia
Alegria

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image