Programas de Pós-Graduação da Unochapecó conquistam bolsas de produtividade

Ciência

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou recentemente o resultado do edital 09/2022, referente às Bolsas de Produtividade em Pesquisa (Pq). Importante indicador da qualidade da pesquisa realizada pela Universidade, a concessão das bolsas tem por objetivo valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas áreas do conhecimento. A divulgação do resultado foi recebida com entusiasmo pelos Programas de Pós-graduação da Unochapecó.

No Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), seis professores tiveram suas bolsas de pesquisa renovadas, o que representa 50% do quadro docente do programa. São eles: Carolina Baretta, com o projeto ‘Viabilidade do uso de remineralizador sobre atributos edáficos e produtividade das culturas’; Jacir Dal Magro, com o projeto ‘Tecnologia Supercrítica aplicada na extração, encapsulamento e micronização de produtos naturais com atividade biológica’; J. Vladimir de Oliveira, com o projeto ‘Termodinâmica aplicada à engenharia de alimentos’; Josiane Maria de Mello, com o projeto ‘Processo eletroquímico aplicado à remoção de matéria orgânica de efluentes de postos de lavagem veicular’; Mirian Carbonera, com o projeto ‘Paleoambientes e povoamentos holocênicos na bacia do Rio Uruguai’; e Renan Rezende, com o projeto ‘Uso de processos ecológicos e bioindicadores para avaliar o efeito de PCHs’.

Pioneirismo

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó também figura entre os vencedores da bolsa de produtividade, com o projeto da coordenadora do PPGE, professora Tania Mara Zancanaro Pieczkowski. Intitulado ‘Educação especial e práticas educacionais de in/exclusão’, o projeto tem como objetivo compreender e analisar como a deficiência e/ou o Transtorno do Espectro Autista (TEA) são representados nas políticas de educação especial e no cinema, e como tais narrativas reverberam nas práticas escolares de in/exclusão.

O parecer de recomendação da proposta destaca a experiência da proponente como professora e pesquisadora e sua atuação em diferentes instâncias administrativas e políticas relacionadas com a educação especial. Além da Unochapecó, onde o projeto será desenvolvido, estão envolvidas a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e conta com egressos e mestrandos colaboradores.

Tania, que é a primeira docente do PPGE a conquistar o título de pesquisadora PQ, afirma que a conquista representa o reconhecimento de sua carreira. Para a docente, trata-se de inspiração para quem deseja integrar o PPGE. “A bolsa representa a consolidação do Programa implantado em 2012, que conta com onze professores permanentes, 159 dissertações defendidas e 44 mestrandos em curso. O ingresso da nova turma acontecerá em agosto de 2023. O PPGE também encaminhou à Capes projeto para oferta do Doutorado em Educação, que se encontra em processo de avaliação”.

Parabenizamos aos docentes e pesquisadores por essa importante conquista!

Stricto sensu
Ods 9