Projeto ‘Frestas’ registra condições de moradia no bairro Efapi

Geral

Exposição fotográfica gratuita está aberta ao público na Galeria de Artes Agostinho Duarte na Unochapecó

Chapecó/SC, 17 de junho de 2024 - ‘Frestas’ é o título do trabalho desenvolvido pelas professoras da Escola de Comunicação e Criatividade da Unochapecó, Angélica Lüersen e Gabriela Borges da Silva. O projeto documenta Habitações de Interesse Social (HIS), em Chapecó, no bairro Efapi, por meio de fotografias de longa exposição, com o uso da técnica de light painting. Angélica é graduada em Jornalismo e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A docente se dedica à fotografia e desenvolve projetos autorais na área. Já Gabriela é Arquiteta e Urbanista, e Mestra em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais pela Unochapecó. A profissional também tem formação na área de Assistência Técnica e Habitação de Interesse Social (ATHIS).

O projeto ‘Frestas’ foi contemplado no prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, no ano passado. Os recursos foram recebidos no início deste ano e o prazo para execução da proposta foi de seis meses. "Editais como este são fundamentais para o fomento de projetos autorais, sobretudo ao abordar temáticas de interesse social, como o Frestas", afirma Angélica Lüersen, contando ainda que o processo de produção iniciou com o mapeamento das habitações, localizadas no bairro Efapi, e diálogos com as famílias a serem fotografadas. Após, foram registrados, no período da noite, as residências, os moradores e os contextos em que estão inseridos. As etapas seguintes foram o tratamento e a curadoria das fotografias. Por fim, a etapa atual é a exposição dessas fotografias que está ocorrendo até 2 de julho. A exposição ocorre na Galeria de Artes Agostinho Duarte, localizada no Jardim das Artes da Unochapecó e é aberta, gratuitamente ao público.

Na exposição são apresentadas 20 das fotografias produzidas. A técnica de longa exposição foi utilizada justamente por não constituir imagens nítidas, ao borrar elementos, como rostos. Com isso, a perspectiva das fotografias se volta para evidenciar pessoas e residências invisibilizadas. A técnica do light painting, também utilizada, representa a pintura com uso de lanternas. O nome do projeto, "Frestas", tem relação com a situação das residências, muitas vezes com espaços em meio à construção e chãos irregulares.

Segundo a professora Gabriela Borges, o projeto tem a intenção de dar visibilidade à paisagem cultural formada por essas habitações no município. Ela também fala sobre as projeções para o futuro do projeto. "A intenção é dar continuidade a este trabalho, com o registro de outras áreas de interesse social. Também implementar a política de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS), que garante o direito à moradia digna às famílias de baixa renda", afirma.

A exposição conta ainda com o texto de apresentação, produzido pelo curador da mesma, Ricardo Garlet. Ricardo ministra a disciplina de Processos de Criação e Expressão em Arte e Tecnologia, no curso de Artes da Unochapecó. "É uma oportunidade de diálogo entre profissionais com diferentes visões no campo da arte e pesquisa acadêmica, colaborando cada um em sua área na construção do conhecimento", afirma. O curador também ressalta a importância social da exposição como forma de evidenciar estas edificações como temática.

Demais ações

Como contrapartida social, além da exposição, uma aula aberta acontecerá como parte da programação. Com o tema "Habitação de Interesse Social", será ministrada no dia 20 de junho, às 19h, no Auditório 03 do Bloco C2 da Unochapecó. No dia 29 de junho, às 14h, será realizada uma oficina voltada à prática da fotografia de longa exposição, no Laboratório de Mídias Audiovisuais, localizado no Bloco A3. Ambas atividades serão abertas gratuitas à comunidade, e podem resultar em horas de Atividades Curriculares Complementares (ACCs) para os acadêmicos. A participação na oficina é limitada em 20 vagas. As inscrições para as oficinas serão divulgadas no Instaram do Projeto Frestas @projetos.frestas

===
Texto: Leticia Begotto Buratti e Nádia Venancio