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Projeto insere estudantes da Unochapecó em unidades de saúde da região

Profissão

Texto: Jessica De Marco*

Acadêmicos de diversos cursos da Unochapecó têm a chance, desde 2005, de conhecer na prática como funcionam os serviços de atenção básica à saúde da região. Essa oportunidade ocorre por meio do projeto Vivências Interdisciplinares e Multiprofissionais (VIM), que permite a inserção dos acadêmicos nesses espaços para interação com os profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2017, as atividades do projeto já estão em andamento e envolvem 370 estudantes dos cursos de Medicina, Psicologia, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia, Farmácia e Enfermagem, orientados por 50 tutores, entre professores e mestrandos de Educação e Ciências da Saúde. Além de conhecer o dia a dia dos trabalhos desenvolvidos nas unidades da região, o VIM também permite a interdisciplinaridade e articulação de conhecimentos, já que os grupos são formados por acadêmicos dos diversos cursos. 

Unochapeco

Segundo a professora Jaqueline Reni Loss, uma das responsáveis pela coordenação do VIM, o projeto foi dividido em oito momentos, contemplando cinco tutorias, além das etapas de vivência, intervenção e socialização. A fase da vivência, que é a observação prática das unidades, aconteceu no dia 11 de abril, em 16 espaços de saúde dos municípios de Paial, Pinhalzinho e Xaxim. A partir dessa visita, a missão dos grupos é elaborar uma proposta de intervenção para o espaço visitado, mostrando os aspectos identificados e que podem ser melhorados. 

"A universidade se sustenta no tripé ensino, pesquisa e extensão, e esse projeto está ligado a estes três segmentos, por isso da importância. É a instituição indo até a comunidade para fazer essa leitura de realidade e de necessidades, trazendo isso, posteriormente, para as discussões em sala de aula e para o processo de formação dos nossos acadêmicos", disse Jaqueline.

A vivência dos estudantes na realidade do SUS permite o desenvolvimento de novos olhares sobre o sistema de saúde, momento em que são apontadas as suas carências e também trabalhadas as características necessárias aos futuros profissionais para que possam atuar na sociedade. 

 

Etapas do projeto

As tutorias, que envolvem professores e acadêmicos da Unochapecó, ocorrem em cinco momentos do projeto (21 e 28/03; 04, 18 e 25/04). Durante essas etapas são promovidas reflexões sobre o SUS, como forma de oferecer embasamento teórico para os estudantes desenvolverem in loco as atividades propostas. Além disso, eles realizam leituras para conhecer mais sobre o sistema e elaboram um roteiro para entrevista, contemplando perguntas aos profissionais e aos usuários. Um roteiro de observação para conhecer a realidade do território de abrangência da unidade de saúde também é realizado durante as tutorias. 

Outra etapa do projeto é a vivência (11/04), que conta com a participação de acadêmicos, acolhedores, profissionais da saúde e usuários. Este é o momento para os estudantes conhecerem o funcionamento da unidade de saúde, o trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional, a estrutura física e o território de abrangência do centro de saúde.

Já a intervenção, programada para o dia 09 de maio, reunirá acadêmicos e tutores. De acordo com a necessidade observada em cada município, será organizada uma atividade de quatro horas para apresentar aos envolvidos as necessidades identificadas. A socialização encerra as ações do projeto, no dia 16 de maio. Este é o momento para reunir todos os participantes e promover uma troca de informações sobre as experiências adquiridas durante as ações, buscando sempre a melhoria dos espaços de saúde da região.


*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo - NPC - Unochapecó
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