Reitor da Unochapecó participa de evento internacional de gestão universitária

Inovação

Entre os dias 18 e 20 de janeiro, o Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (Inpeau) realizou a 21ª edição do Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Reitores, gestores e docentes de mais de 20 instituições se reuniram para debater os desafios da gestão da Educação Superior na América Latina e Caribe no pós-pandemia, sob a ótica da inovação, da integração e da interculturalidade.

O evento ocorreu na Universidad Tecnica Particular de Loja, no Equador. Além do país-sede, estiveram presentes representantes de universidades de outros onze países: Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, França, México e Paraguai. Durante os três dias de evento, diversos debates se deram através de mesas expositivas, abordando desde a integração regional e as boas práticas de gestão até os objetivos do desenvolvimento sustentável.

O Reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, participou do colóquio representando também a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, da qual é Presidente. Na quarta-feira (20), Jacoski palestrou no painel temático intitulado “Integración Regional de la Educación Superior (Espacios Comunes de Educación Superior), abordando a inovação como metodologia de ensino e apresentando a Aprendizagem Baseada em Experiências.

“Foram abordados temas que são importantes para esse momento da Educação Superior brasileira, como a inovação nos processos metodológicos. Tive a oportunidade de apresentar a ABEx e o movimento que ela proporciona, o que surpreende a todos, sejam brasileiros ou de outros países, assim como a discussão da inovação como um elemento de transformação regional. Divulgamos também a ação dos parques tecnológicos presentes em Santa Catarina, nas cidades onde se encontram as universidades comunitárias”, explica Jacoski.

A pauta foi debatida junto de Marelen Castillo, representante da Câmara do Congresso da Colômbia; Bruno Castro Benito, diretor da Cooperação Internacional com a América Latina da Comissão Europeia; de María Josefa Rubio, diretora adjunta do Instituto Latinoamericano e Caribenho da Qualidade para a Educação à Distância e vice-reitora da UTPL; e de Hector Casanueva, vice-presidente do Fórum Acadêmico Permanente entre Chile e Espanha. O debate foi mediado por Roberto Beltrán Zambrano, membro-fundador da Cátedra UNESCO de Cultura e Educação para a Paz e diretor executivo da Fundação do Desenvolvimento Empresarial e Social da UTPL.

Laços internacionais

Na ocasião, também foi firmado um convênio entre a Unochapecó e a Universidad Tecnica Particular de Loja, ampliando os horizontes da internacionalização para a América Latina. Essa parceria, de acordo com o Reitor, possibilita expandir as ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação junto ao parque tecnológico de Loja. “Entre os laços que estreitamos, abrimos caminho para uma parceria com o CALED, uma organização que cuida da qualidade da educação à distância na América Latina. Também abrimos uma discussão sobre parcerias no stricto sensu com a Universidade Nacional do Equador, uma instituição pública que necessita avançar no stricto sensu, algo que a Unochapecó pode colaborar”, finaliza.

UnochapecÓ
Unochapecó