'Ressignifica Maria' da Unochapecó foi reconhecido em seminário da UFRJ

Texto Ionara Virmes*

Durante a segunda semana do mês de março, aconteceu o 'I Seminário Internacional do Grupo de Pesquisa Saúde Sexual e Reprodutiva' (SISSREP). Organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o evento contou com a participação de docentes, pesquisadores e acadêmicos de todo Brasil a fim de debater questões envoltas à saúde sexual e reprodutiva dos mais diversos grupos sociais.

'Ressignifica Maria' foi contemplado com o prêmio 'Angela Davis'

A Unochapecó marcou presença apresentando o projeto 'Ressignifica Maria: Atenção Psicossocial em grupos a homens autores de feminicídio, no sistema prisional'. O projeto foi apresentado durante o segundo dia do evento (11/03), na sala 'Angela Davis' e recebeu o prêmio, que leva o nome da ativista social, como melhor tema e apresentação do dia.

O professor e coordenador do projeto, Murilo Cavagnoli, conta que a participação no seminário se deu a partir da submissão de um resumo apresentando os resultados do primeiro ano da pesquisa de intervenção nas unidades prisionais de Chapecó, Lages e Florianópolis. O trabalho foi aceito, e sua apresentação se deu no eixo 'masculinidades e violências'. Neste grupo de trabalho, haviam outras dezenove experiências de pesquisa e extensão de várias universidades brasileiras e estrangeiras.

"Outro ponto importante, foi a forma como os demais colegas perceberam o trabalho, sendo este visto como inovador por articular recursos dos grupos reflexivos e de processo grupais pautados pela 'esquizoanálise', que vem sendo desenvolvidos no curso de Psicologia da Unochapecó ao longo dos últimos anos. Então, receber o prêmio foi uma grande alegria, pois valoriza um trabalho construído a muitas mãos e atento às necessidades da nossa sociedade. Considerando o ineditismo da perspectiva em que trabalhamos, a premiação também nos impulsiona a ampliar o alcance desta experiência, valorizando não apenas este projeto, mas nossa Universidade e nosso curso", relata.

O projeto

Criado em 2020, 'Ressignifica Maria' surgiu a partir de diálogos do curso de Psicologia, da Unochapecó, e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da UDESC, com a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria de Administração Prisional (SAP) de Santa Catarina. O projeto foi contemplado no edital de fomento do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A sua proposta principal é investir na saúde mental de homens punidos por feminicídios reclusos em unidades prisionais. Psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros atuam na linha de frente, focando na transformação das relações de gênero e na ressignificação das masculinidades.

*Estagiária sob supervisão de Christiane Lise

Saude mental