Revalidação do diploma de imigrantes é tema de ação de Relações Internacionais

Comunidade

O mercado de trabalho em Relações Internacionais vem atravessando transformações profundas no Brasil e no mundo. Se antigamente o foco era no treinamento específico para carreiras nas áreas de diplomacia, hoje em dia a absorção da mão de obra ocorre em nichos de mercado disputados com formações mais humanizadas e com visão macro. Pensando nisso, o curso de Relações Internacionais da Unochapecó possui uma abordagem interdisciplinar que integra conhecimentos de política, direitos humanos, direito e economia, e os aplica com vistas à comunidade e à realidade regional.

Neste semestre, o curso realizou uma aula integrada que colocou todos esses fatores em prática. A ação reuniu as turmas do segundo, quarto e sexto períodos de RI, mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Direito, e a ONG Visão Mundial. A aula, que foi realizada ainda em outubro, teve como tema a governança global e contou com palestras da professora Anja Mihr, da Alemanha, e do professor Giovanni Olsson. Ainda na aula integrada, foi realizada uma ação de entrega de cartilhas sobre revalidação de diplomas para migrantes e refugiados.

Junto da ONG, os estudantes abordaram imigrantes que residem ou trabalham no bairro Efapi para falar sobre o tema. Mais de 300 pessoas foram incluídas na atividade. O objetivo geral foi impactar a formação profissional dos acadêmicos, numa perspectiva cidadã, que impulsione a transformação pessoal e social, por meio do envolvimento com a comunidade.

“Além de falar sobre a revalidação do diploma do ensino médio, requisito para ingresso na Universidade, foram distribuídas cartilhas em espanhol e em crioulo. A temática da imigração é bastante tratada dentro do curso, tendo em vista as grandes crises humanitárias dos últimos anos e seus impactos na geopolítica mundial”, explica Luiz Henrique Maisonnett, coordenador do curso de Relações Internacionais.

De acordo com Marino Betlinski, que é mobilizador do Projeto IntegrAção e acadêmico do curso de Relações Internacionais, iniciativas nesse sentido promovem a proximidade entre a sociedade receptora e a comunidade migrante, fomentando a empatia, a solidariedade e o desenvolvimento de profissionais engajados nas questões sociais locais.

“A ação é importante pois a revalidação do diploma abre novos caminhos na inserção da pessoa migrante no mercado de trabalho e contribui para o seu sentimento de pertencimento à comunidade brasileira. Além disso, ações com esse viés aproximam a sociedade de acolhida da comunidade migrante, exercitando a empatia e a solidariedade, contribuindo para a formação de profissionais mais preocupados com as temáticas sociais da região”, comentou.

Neste contexto, o curso entra com um acervo de estudos de caso para subsidiar o trabalho com ênfase no desenvolvimento das habilidades de comunicação oral e escrita. Para Maisonnett, atividades assim representam um diferencial na formação, que será sentida no mercado, já que ampliam a visão dos estudantes sobre os impactos globais e locais que as imigrações causam. Esta atividade possibilita a resolução de problemáticas advindas desse fenômeno.

Conheça a ONG

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização internacional não governamental dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades. Atende a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. No Brasil desde 1975, atua com foco em crianças e adolescentes em situação de maior vulnerabilidade, buscando a erradicação da violência para garantir uma vida mais digna e em abundância, para meninos e meninas. Atua por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, meios de subsistência, advocacy e resposta a emergências.

Em Chapecó/SC, atua por meio do Projeto IntegrAção, iniciativa em parceria com o Instituto BRF, para responder à emergência humanitária derivada do fluxo migratório de pessoas da Venezuela e de outros países latino-americanos. O objetivo é garantir a proteção social e promover a integração sustentável de migrantes. O Projeto IntegrAção nasce da consciência de que os fluxos migratórios precisam de respostas multissetoriais, envolvendo tanto governos, quanto a iniciativa privada e a sociedade civil. Por conta disso, executamos nossas atividades cientes de que países que recebem migrantes e refugiados, além de abrir as portas, também precisam fornecer condições dignas para que eles reconstruam suas vidas no país de acolhida. É com isso em mente que a Visão Mundial, em parceria com o Instituo BRF, oferece cursos profissionalizantes e de português para a comunidade migrante de Chapecó.

Inscreva-se!

Estudar Relações Internacionais na Unochapecó vai muito além de encontrar qualificação profissional com ensino de ponta e atividades práticas de verdade. Aqui, os acadêmicos estudam na maior estrutura universitária do Oeste Catarinense e se preparam desde o primeiro período para o mercado. São diversas oportunidades de estágios, intercâmbios e bolsas de estudo. Na Uno, o aprendizado ultrapassa as fronteiras da sala de aula e impacta na sociedade. As inscrições para o curso de Relações Internacionais estão abertas. Faça parte!

Revalidação de diploma
Relações internacionais