Revistas científicas da Unochapecó recebem apoio financeiro em edital da FAPESC

No mês de setembro, a Unochapecó comemorou o acesso de quatro periódicos científicos ao edital de chamada pública nº 21/2022, da FAPESC. Das oito revistas em atividade na Unochapecó, as revistas Grifos, Gestão Organizacional (RGO), Cadernos do CEOM e FisiSenectus concorreram e foram contempladas nos requisitos do edital.

O acesso ao aporte financeiro da FAPESC é um fato inédito para as publicações da Unochapecó. Entre as diversas aplicações do edital, estão a atualização do sistema de capacitação técnica e operacional das revistas, e o aumento da divulgação dos títulos por meio de um novo padrão de comunicação. Essas medidas permitirão aprimorar os índices dos periódicos, conforme explica o Editor Executivo da Revista Grifos da Unochapecó, doutor Juliano Luiz Fossá.

“Hoje, o que atesta a qualidade dos periódicos no Brasil é o Qualis CAPES. Esse indexador atualmente está atrelado ao número de citações no Google Acadêmico. A maior parte desse investimento será destinado para garantir que mais pessoas vejam as publicações de nossas revistas, acessem nossos artigos e consequentemente um maior número de pesquisadores nacionais e internacionais, forem escrever seus artigos, citem nossas revistas. Além disso, a principal demanda é atualizar nosso sistema de revistas, que é o OJS, o Open Journal System. Esse software é livre e precisa ser atualizado para uma versão mais recente”, diz.

Outro objetivo com o investimento é traduzir as diretrizes de submissão para a língua inglesa, para ampliar o alcance dos resultados e a captação de resultados de pesquisas internacionais. Para o editor executivo da Revista Gestão Organizacional, professor e doutor Sady Mazzioni, o investimento permitirá consolidar as revistas. “Estamos confiantes que ao final do processo, os periódicos contemplados com o apoio financeiro tenham ampliado a captação de produções e a abrangência internacional, impactando a sociedade com a disseminação de conhecimentos produzidos pelos pesquisados e ascendido na sua classificação”, diz.

OS TÍTULOS

Desde o ano de 2020, as revistas científicas da Unochapecó alcançaram a importante marca da indexação em bases nacionais e internacionais. Atualmente, a Unochapecó possui seus oito periódicos em atividade nas mais diversas áreas do saber. São autores brasileiros e también internacionales. “Algumas revistas, como a Grifos, contam com artigos de pesquisadores latinoamericanos. São indícios da internacionalização. O corpo editorial das revistas conta com pesquisadores de todo o Brasil e da América Latina, e a publicação de ciência está vinculada à nossa visão e missão enquanto Universidade, é sobre ser referência no Ensino Superior”, afirma Fossá.

Para Mazzioni, as publicações científicas representam a memória de um determinado campo, que podem ser utilizadas para entender o progresso da pesquisa e para desenvolver ideias para pesquisas futuras.

“Os periódicos científicos se constituíram, ao longo do tempo, no meio mais relevante para transmitir ao público os resultados oriundos das pesquisas, as descobertas mais recentes e as perspectivas de pesquisas futuras. Os artigos publicados em revistas acadêmicas, revisados e aprovados pelos pares, são recursos confiáveis que podem ser consultados por pesquisadores, formuladores de políticas, profissionais, estudantes e público em geral. Com o advento das revistas eletrônicas, a propagação das descobertas tornou-se mais rápida e mais abrangentes, superando fronteiras e reduzindo substancialmente o custo financeiro das edições”, finaliza o editor.

Revistas científicas
Revista gestão organizacional