Minha Uno
Menu Busca

Semana Acadêmica de Psicologia aborda impactos psicossociais da violência

Educação

Semanas acadêmicas são eventos tradicionais em cursos de graduação, que oferecem oportunidades para a troca de saberes além da sala de aula. Durante eventos como esse, a interdisciplinaridade dá o tom dos debates e contribui para uma formação mais abrangente, com acesso a diversos pontos de vista. Pensando na interação com profissionais e diferentes possibilidades de networking, o curso de Psicologia realizou, entre os dias 20 e 24 de novembro, a semana acadêmica intitulada ‘Psicologia: enfrentamento das violências e seus efeitos psicossociais’.

O evento retorna ao calendário do curso após cinco anos de hiato. Assim, a oportunidade de reforçar o debate com a sociedade e promover o desenvolvimento pessoal dos estudantes, para além do aperfeiçoamento teórico-técnico, se tornou ainda mais relevante.

A palestra de abertura da Semana Acadêmica ocorreu na segunda-feira (20/11), com o tema ‘Perspectivas atuais das violências’, ministrada pelos pesquisadores das ciências sociais Alessandro Eleutério de Oliveira e Irme Salete Bonamigo. Já na terça-feira (21/11), ocorreram quatro oficinas simultâneas, que abordaram ‘Arte, subjetividade e produção da loucura’, ‘Grupos com homens autores de violência’, ‘Violações de direitos humanos’ e ‘Acolhimento aos Imigrantes’, realizada junto do Grupo de Apoio ao Imigrante e Refugiado da Região Oeste de Santa Catarina (Gairosc). 

A quarta-feira (22/11) também foi marcada pela realização de quatro oficinas simultâneas. As oficinas abordaram: ‘As violências no contexto escolar: perspectivas interdisciplinares’, ‘Atendimento à comunidade LGBTQIA+’, ‘Intervenções grupais socioeducacionais: quando, como e porquê’ e ‘Luto por perdas violentas’. Já na quinta-feira (23/11), os participantes se reuniram no Salão Nobre para a palestra ‘Sofrimento no trabalho – consequências para o trabalhador e para a família’, que foi ministrada por três convidadas, as pesquisadoras Letícia Trindade, Lucinda Ignez Romeu Fernandes e Marcia Pitt. 

Para encerrar a Semana Acadêmica, na sexta-feira (24/11), a psicóloga da Polícia Civil/DPCAMI de Chapecó foi convidada para palestrar sobre o tema ‘Violências e seus impactos em crianças e adolescentes’. 

Parte do valor arrecadado com as inscrições da Semana Acadêmica foi revertido em doações para a Casa de Abrigo de Mulheres Vítimas de Violência Maria Maria. 

COMPARTILHE
TAGS
Semana acadêmica
Psicologia
Enfrentamento da violência

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image