Minha Uno
Menu Busca

Sistema de Plantio Direto é a aposta dos agricultores

Inovação

Texto Jessica De Marco*

 

Um sistema diferenciado no processo de produção vem ganhando força entre os agricultores. A explicação para essa ascensão é muito simples. O Sistema Plantio Direto (SPD) consegue aliar três grandes benefícios: custo baixo de produção, menor impacto ambiental e mais lucratividade. Para alcançar esses resultados, porém, é fundamental conhecer mais sobre essa técnica inovadora. O IV Encontro Regional de Plantio Direto na Palha será uma grande oportunidade. O evento acontece de 25 a 27 de julho, na Associação Atlética Recreativa Alfa (Cooperalfa), em Chapecó. A programação foi desenvolvida em parceria com a Unochapecó e a expectativa é reunir mais de 400 participantes.

O Plantio Direto é uma técnica de manejo do solo que tem como propósito manter na superfície a palha e os demais restos vegetais de outras culturas. O resultado é maior cobertura e mais proteção para o solo, evitando riscos de erosão, por exemplo. Para a professora do curso de Agronomia da Unochapecó, Carolina Baretta, o evento busca debater os novos e velhos desafios desse sistema, assim como promover a difusão da ciência, tecnologia e inovação no campo. "Acredita-se que os agricultores e técnicos da região terão uma evolução em seus conhecimentos e passarão a ter melhor visão sobre o plantio direto na palha, melhorando suas técnicas para manejar o solo, ampliando assim seus lucros", explica. 

Agricultores, técnicos, pesquisadores e acadêmicos da região Oeste são aguardados no Encontro. A Unochapecó, através do curso de Agronomia e do Mestrado em Ciências Ambientais, juntamente com a Epagri Chapecó, são os principais promotores do evento. "Para os acadêmicos, mestrandos e pesquisadores, o Encontro proporcionará um local para troca de informações e divulgação de suas pesquisas, gerando novos conhecimentos e novos temas para pesquisas futuras. Além disso, possibilitará aos técnicos da região uma oportunidade para ampliar suas habilidades, o que diretamente refletirá no desenvolvimento regional, considerando que a região é essencialmente agrícola".

 

Programação

Serão dois dias de intensas atividades, incluindo palestras técnicas, apresentação de banners de trabalhos técnico-científicos e minicursos para acadêmicos, técnicos e agricultores. Durante as palestras, serão abordados temas relacionados ao futuro do SPD, a qualificação do sistema, a importância do componente biológico do solo, ao manejo correto da água de escoamento em áreas de plantio direto, entre outros. Uma oportunidade para renovar os conhecimentos e as reflexões sobre o SPD e integrar o conhecimento técnico-científico com a realidade dos produtores rurais.

Nessa edição do evento, comemora-se ainda os 100 anos de Chapecó, os 50 anos da Cooperativa Alfa (Cooperalfa), os 20 anos do Grupo Amigos do Solo, os 25 anos da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e Irrigação (FEBRAPDP), os 45 anos de Plantio Direto no Brasil e também o início das comemorações dos 25 anos do curso de Agronomia da Unochapecó. As inscrições para o evento estão abertas até o dia 23 de julho e podem ser feito no site do Encontro.


*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Sustentabilidade
Plantio direto na palha
Inovacao
Campo
Agronomia
Agricultura

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image