Startup da Uno é selecionada em um dos maiores programas de aceleração do país

Texto Ícaro Colella*

A Unochapecó é uma instituição que visa o futuro. A inovação e o empreendedorismo estão no DNA da Universidade, e quando surgem novas ideias, as ferramentas estão à disposição para serem usadas num grande universo de possibilidades, que colocaram a Uno no 17º lugar no Ranking das Universidades Empreendedoras do Brasil. Todo esse trabalho vem apresentando resultados significativos, como comprova a notícia recente que a 'Closin Tecnologia' recebeu. A startup incubada na Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech) teve seu projeto aprovado em um dos maiores programas de aceleração de empresas do país, o Braskem Labs

O programa realiza incentivos aos negócios voltados à sustentabilidade e à inovação. Neste ano, foram selecionados 21 projetos para integrar o programa, de um total de 300 empresas inscritas. O objetivo é impulsionar o crescimento desses empreendimentos e fortalecer a rede colaborativa desde a indústria de base até o consumidor final.

A ideia de criar a Closin iniciou em 2018, por meio de dois amigos de infância, Gustavo Barella e Hevandrus de Carlon Wallerius, que tinham o sonho de desenvolver um projeto de inovação. No mesmo ano, a startup foi selecionada pela Unochapecó e pré-incubada junto à Inctech, para desenvolver uma solução voltada ao gerenciamento de pallets de plásticos com rastreamento integrado. Gustavo relata que, com o apoio da Inctech, a empresa começou a desenvolver um pallet inovador de papelão com cobertura em poliureia.

“A Closin optou então por um pallet a base de polietileno de alta densidade (PEAD), com design totalmente encaixável e plenamente rastreável. Isso também, com viés ao reuso do mesmo em inúmeros ciclos, privilegiando a logística reversa junto a segmentos mais sensíveis, como fabricantes de alimentos, fármacos, cosméticos e produtos veterinários”.

Os sócios, portanto, elaboraram um pallet que permite, ao mesmo tempo, ser sustentável, confiável e isento de contaminação. Além disso, com um custo de uso atrativo devido a sua elevada tecnologia para rastreabilidade e software que permite o gerenciamento de todo o sistema mediante o uso de inteligência artificial.

A Closin é uma startup incubada na Inctech da Uno desde 2018

Novos caminhos

Além de ter acesso à rede de trabalho formada pelas empresas participantes da aceleração (Braskem, Boticário, Ambev, BRF e Akzo Nobel), Gustavo relata que a startup utilizará todo o conhecimento da própria Braskem para finalizar o projeto estrutural do palete físico para que o produto possa ter uma performance eficiente em ambiente industrial. “A possibilidade de testes junto às empresas parceiras do projeto igualmente é uma opção bastante provável. Essa seleção foi motivo de muita satisfação, uma vez que havíamos passado por diversas frustrações com o projeto, porém nunca desistimos”, comenta o gerente administrativo e sócio da empresa.

A coordenadora da Inctech, professora Franciele Pastre, conta que a equipe recebeu a notícia da seleção com muita alegria, e sente orgulho ao ver as startups da Uno trilhando seus caminhos, conquistando espaços e mostrando-se ao mundo.

“Para nós da Inctech, essa conquista demonstra o comprometimento que os empreendedores Gustavo e Hevandrus despendem ao projeto e legitima o suporte oferecido durante o processo de incubação, pelo time da Incubadora. Ser selecionado entre cerca de 300 inscritos demonstra o nível de maturidade que o projeto dos pallets se encontra”.

Os sócios pretendem validar o Produto Viável Mínimo (MVP) de todo o sistema até o fim do ano, utilizando o Braskem Labs e o ‘Conecta Startup Brasil’, programas em que a startup está inserida. Isso, além do apoio fundamental da Inctech e do Cocreation da Unochapecó, que oferece o desenvolvimento de um projeto complementar.

“Acreditamos que em 2021 haverão as primeiras vendas, com um crescimento comercial projetado para os próximos anos. De certa forma, é um prêmio por nossa persistência em acreditar em um sonho, demonstrando que estávamos certos em nunca abaixar a cabeça. Não tenho dúvidas que este programa de aceleração será muito importante para que a Closin possa escalar de forma exponencial após a validação de seu MVP”, finaliza Gustavo.

*Estagiário sob supervisão de Jessica De Marco

Startup