Minha Uno
Menu Busca

Startup Weekend movimenta fim de semana no Pollen Parque

Inovação

Promovido pela aceleradora americana Techstars, com apoio do Sebrae/SC, e organizado por voluntários, o Startup Weekend Chapecó (SW) reuniu empreendedores, entusiastas e mentores para desenvolver ideias em conjunto. O evento, realizado entre  os dias 28 a 30 de abril no Pollen Parque Científico e Tecnológico, teve por objetivo o aprendizado do empreendedorismo e da inovação de forma prática a partir da criação de uma startup do zero. 

Neste ano, o tema SW Survivor trouxe um  ambiente ‘apocalíptico’ para a casa dos Beelievers. Com a temática disruptiva e com foco na resolução de problemas, escolhida pela equipe do Desbravalley, o evento incentivou o networking, a troca de experiências e o impulsionamento do desenvolvimento sustentável. 

Nathalia Carvalho, líder do grupo, explica que a temática  surgiu no sentido de impulsionar a resolução de problemas urgentes encontrados, como o aquecimento global e os cuidados negligentes no planeta. “A partir daí o cenário foi se moldando, uma mistura de guerra mundial com desastre climático nos levou ao banker, um local que funcionaria como o último refúgio da humanidade e as pessoas ali dentro seriam as selecionadas como as mais capacitadas para resolver os problemas do nosso planeta e salvar a todo”, explicou.

O evento iniciou na sexta-feira (28), com apresentações de pitches e desenvolvimento inicial do modelo do negócio. No sábado(29), ocorreu a finalização do planejamento e a criação do protótipo do negócio, e no domingo(30), para fechar o evento, aconteceu  a apresentação das ideias criadas pelos participantes. 

Foram 54h de imersão projetadas para fornecer educação e experiência aos participantes, além de validar ideias e transformar em negócios viáveis a serem empreendidos. O SW contou aproximadamente 160 pessoas,  das quais cerca de 90% participaram pela primeira vez. 

“Um dos motivos disso foi por que nós da organização conseguimos trazer para dentro do SW Survivor as quatro maiores universidades da região oeste, e isso foi realizado com muito trabalho de um time comprometido com a diversidade de pessoas, a gente conseguiu mostrar a relevância do evento e as pessoas abraçaram, por isso o saldo final desses três dias é um evento de sucesso que contribuiu para o ecossistema de inovação da região”, ressaltou Nathalia. 

O SW Survivor recebeu comentários positivos dos participantes da edição. Nathalia destaca que participou de outras edições do evento, mas que foi sua primeira vez como líder. “Foi uma experiência incrível, mas ao mesmo tempo muito desafiadora. Foram sete meses gerenciando um time maravilhoso ao qual eu sou muito grata. Nosso nível de entrega condiz com o tamanho e impacto que esse evento teve, os feedbacks tem sido muito positivos e é muito bom saber que impactamos positivamente na vida das pessoas”. 

A Unochapecó é parceira do evento desde sua primeira edição, e o Pollen Parque  participa pela quarta vez sendo a sede principal do SW.

* texto: Anna Schuck, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

COMPARTILHE
TAGS
Startup weekend
Pollen parque
Parceria

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image