Minha Uno
Menu Busca

TCC de Publicidade e Propaganda recebe reconhecimento profissional nacional

Educação

Ultrapassar as fronteiras da sala de aula e explorar horizontes além da realidade regional são etapas extraordinárias em qualquer curso de graduação, mais ainda no universo da comunicação. Na Unochapecó, esse movimento é incentivado ao longo de toda a formação acadêmica, por meio da participação em eventos, congressos, intercâmbios e muito mais. Na reta final deste semestre, o destaque ficou por conta do acadêmico Jefferson Miguel Kovaleski, do curso de Publicidade e Propaganda. O Trabalho de Conclusão de Curso do estudante subiu no pódio do Concurso de TCC 2023 promovido pela Associação de Profissionais de Propaganda (APP Brasil). 

A entidade, que apoia e estimula as atividades da comunicação nacional e auxilia no aperfeiçoamento do profissional, divulgou na última terça-feira (13/12) o resultado da premiação, que leva o nome do publicitário Professor Ricardo Ramos. Mais de 50 formandos de Publicidade e Propaganda participaram do concurso, que reconheceu os melhores trabalhos nas categorias Campanha Publicitária, Monografia e Estratégias Mercadológicas.

O estudante da Unochapecó ficou em segundo lugar na categoria Monografia, com o TCC intitulado ‘‘Novos Beijos Icônicos’: Expressões de diversidade no filme Publicitário do Mercado Livre’. A pesquisa, orientada pelo professor Hilario Junior dos Santos, explorou a representação da comunidade LGBTQIA+ no filme publicitário, aplicando a Semiótica Discursiva. Jefferson destaca que a temática esteve presente durante toda a sua formação.

“Desde que entrei na graduação, eu sempre vi a área da comunicação como uma ferramenta de promoção da diversidade. No curso de Publicidade, eu tive a oportunidade de ao longos dos quatro anos de graduação, desenvolver trabalhos e ter experiência com foco nesse tema. Acredito que essa familiaridade com a questão da diversidade e representatividade, me ajudou muito na definição do meu TCC e com ajuda do meu orientador, a gente conseguiu moldar a aperfeiçoar a pesquisa”, comenta Jefferson. 

Os resultados da pesquisa revelaram uma representação da comunidade LGBTQIA+ no filme publicitário, destacando a ausência de estereótipos e permitindo a expressão de identidade em variados contextos históricos. Adicionalmente, observou-se que o comercial do Mercado Livre se empenha ativamente em combater o preconceito, utilizando o afeto como elemento central, simbolizado pelo gesto do beijo. “Agradeço profundamente ao professor Hilário Junior dos Santos que ao longo desse último ano me orientou na pesquisa, me auxiliando no resultado obtido e também faz parte dessa conquista”, finaliza. 

Publicidade e Propaganda é na Uno! 

Faça da Uno o seu caminho para o sucesso em Publicidade e Propaganda! Com duas décadas de história na Unochapecó, o curso acompanha as rápidas mudanças tecnológicas, capacitando os estudantes para os desafios do mercado por meio de experiências práticas. Os publicitários formados pela Uno, conectados ao universo das mídias, dominam estratégia, inovação e criatividade, estabelecendo conexões importantes entre marcas e consumidores. Ao longo da graduação, os estudantes têm acesso a experiências na Agência de Comunicação Integrada, estágios, bolsas de estudo, pesquisas, intercâmbios e muito mais. Inscrições abertas - faça parte desse sucesso!

* texto: Ana Ritta Da Luz, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

COMPARTILHE
TAGS
Trabalho de conclusao de curso
Tcc
Publicidade e propaganda

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image