TCC que aborda infraestrutura para ciclistas é apresentado ao Poder Público

Atualmente, é comum nos depararmos com alguma pessoa que utiliza a bicicleta como meio de transporte para chegar ao trabalho, escola ou faculdade. Por conta disso, a construção de ciclovias tem sido um dos objetivos dos governos em vigência no Brasil - em Chapecó, não é diferente, e o tema tem sido debatido dentro da academia por diversos aspectos. O egresso Álvaro Maggioni Ransolin, do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema: ‘O ciclista como parte da vida urbana’ e, recentemente, o apresentou ao gabinete do Prefeito de Chapecó.

Depois da conclusão no Ensino Médio, geralmente a dúvida toma conta do estudante quando perguntado sobre qual caminho seguir. Álvaro era um exemplo, mas descobriu seu próximo passo quando foi apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó. “Desde pequeno gostei de estar envolvido em reformas que eram feitas em casa. Além disso, gostava de desenhar e esboçar residências. Quando conheci o curso, não tive dúvida nenhuma que esse era o caminho a ser seguido e hoje posso dizer que me sinto realizado por ter escolhido essa profissão”.

No TCC, o aluno foi orientado pelas professoras Gabriela Borges da Silva e Katiane Laura Balzan. A escolha do tema é livre e deve justificar uma demanda real para a cidade, seja por meio de um projeto arquitetônico ou urbano, este último que foi o caso de Álvaro. Conforme o egresso, além de gostar de andar de bicicleta, a ideia de construção do projeto surgiu durante as aulas de urbanismo onde estudaram a mobilidade urbana de cidades modelo, como Copenhague, por exemplo.

“Percebi que nas grandes cidades onde a mobilidade urbana flui e funciona, o ciclista tem seu espaço através de ciclovias, ciclofaixas, vias cicláveis, bicicletários e bike-sharing. Quando andava de bicicleta, me sentia inseguro devido à falta de infraestrutura, o que se tornava algo não tão prazeroso. Desta forma, resolvi abordar esse tema no meu TCC”.

Apresentação às autoridades

Depois de aprovado na banca, o trabalho de Álvaro foi apresentado ao gabinete do prefeito de Chapecó, João Rodrigues. Conforme a professora Gabriela, a ideia surgiu após o curso ter sido convidado pelo município para uma reunião de trabalho sobre o Plano de Mobilidade do município de Chapecó. No encontro, Gabriela convidou Álvaro para acompanhá-la, pois acreditava que fosse uma boa oportunidade para que a comunidade e o Poder Público conhecessem seu projeto.

“Essa reunião de trabalho contou com uma apresentação da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), que está desenvolvendo a revisão do plano de mobilidade do município. De maneira geral, contribuímos com o que foi apresentado por eles e falamos sobre o projeto do Álvaro. Na mesma noite, tivemos a segunda audiência pública do plano de mobilidade e também conseguimos nos manifestar falando um pouco sobre o trabalho que ele desenvolveu”.

Depois da reunião de trabalho e audiência pública, a professora conta que houve outro encontro com a FEPESE por meio de uma reunião online. “Ficamos bem contentes, pois embora trate só dos eixos cicloviários, o trabalho do Álvaro estava super alinhado com o que eles estavam propondo para o município”. Ainda segundo Gabriela, o projeto também foi apresentado no gabinete do prefeito de Chapecó, João Rodrigues.

* texto: João Vítor Heemann, estagiário de Jornalismo, sob orientação da jornalista Leticia Sechini.

Urbanismo
Prefeitura de chapecó