Trabalhos de estudantes da Unochapecó concorrem ao Prêmio Expocom

Texto Vanessa Marquezzan*

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unochapecó têm cinco produções experimentais selecionadas para o Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) e 16 trabalhos de iniciação científica para o Intercom Júnior. Os dois eventos fazem parte do Intercom Sul, um dos maiores congressos da área no Brasil, que tem o objetivo de socializar as pesquisas e premiar os melhores trabalhos experimentais produzidos nas universidades. O evento acontece de 15 a 17 de junho, na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Concorrem ao prêmio Expocom quatro produções do curso de Jornalismo. A reportagem impressa 'Atalaias do xadrez: quando o xeque-mate não é o fim', de Liziane Nathália Vicenzi, foi selecionada na categoria jornalismo literário e opinativo. Na modalidade de filme de não ficção, o documentário 'Coração Viajante', de Daniel Paulus e Vanessa Cristiane Presotto, está entre os selecionados.

Na categoria assessoria de imprensa, os estudantes de Jornalismo Amanda Ferronato e Willian Alves, concorrem com o trabalho 'A imagem política através da assessoria de imprensa'. Amanda também participa de outro projeto selecionado, junto com os acadêmicos Angélica Dezem, Darlei Luan Lottermann, Maria Joana Weber Giareton, Marina Folle Schielke e Jaqueline Dutra, na modalidade roteiro de filme de não ficção, com o documentário 'Acampamento Marcelino Chiarello: a terra que alimenta a resistência'.

O curso de Publicidade e Propaganda está representado com o trabalho 'Arruar: uma plataforma multimídia sobre arte de rua', na modalidade de website. O projeto foi desenvolvido pelo egresso Luciano Marafon. Cada produção vai competir com outras quatro selecionadas. O primeiro colocado de cada categoria é selecionado para o Expocom Nacional.

Para a estudante de Jornalismo, Amanda Ferronato, esse espaço de troca de experiências enriquece a caminhada dos estudantes. "Ter dois trabalhos selecionados no Expocom 2017, além de uma enorme alegria é a certeza de que nosso desempenho acadêmico vai ao encontro da nossa realização pessoal," relata a acadêmica.

Intercom Jr

Os 16 artigos científicos selecionados para o Intercom Jr. foram desenvolvidos em disciplinas ou fazem parte de trabalhos de conclusão de curso, orientados pelos professores da área. São 10 trabalhos do curso de Publicidade e Propaganda e seis do Jornalismo.

A estudante do sétimo período de Publicidade e Propaganda, Karina Guerro, participará pela primeira vez do Intercom. Ela apresentará o artigo produzido em parceria com o colega Eder Pereira de Linhares, intitulado 'De celebridade para webcelebridade: análise do canal Celso Portiolli no Youtube'. Para Karina, essa é uma oportunidade de divulgar o trabalho fora da universidade e publicá-lo, o que contribui para a carreira profissional.

O egresso do curso de Jornalismo, Cleberson Cagol, já participou de outros congressos e, neste ano, vai apresentar seu artigo de TCC intitulado 'Convergência Midiática em Rádio do Interior: um estudo de caso da Rádio Rural AM'. "É grande a expectativa de apresentar o resultado para outros pesquisadores”.

Outros três trabalhos de professores serão apresentados nas 'Divisões Temáticas': O 'Escândalo do leite adulterado - o plano de gerenciamento de crises como estratégia para manutenção da marca", do professor Dirceu Hermes, além da produção dos professores Doglismar Monteiro e Alexsandro Stumpf, intitulado 'Estudo exploratório sobre o uso da hipermídia em anúncios publicitários de revistas digitais'. A professora Valéria Casaroto Feijó também apresentará seu trabalho, o artigo 'Os arquétipos na construção de narrativas: Análise da Triologia Batman, dirigida por Christopher Nolan na perspectiva arquetípica'.

Os estudantes e professores que apresentarão os trabalhos viajam nesta quarta-feira (14/06) para a cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde ocorre o Intercom. O professor da Unochapecó, Alexsandro Stumpf, que coordena a viagem, considera o evento uma oportunidade de valorizar os projetos desenvolvidos, porque coloca em evidência os estudantes no cenário regional. A programação completa das datas e locais das apresentações estão disponíveis no site do evento.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Ilka Goldschmidt.
Jornalismo
Intercom sul