Turma de Design cria jogos para o combate à violência contra a mulher em ABEx

texto: Schaiane Bohn *

No primeiro semestre de 2023, durante a disciplina de Aprendizagem Baseada em Experiências (ABEx V) - Projetos interdisciplinares II, os acadêmicos do quinto período do curso de Design da Unochapecó desenvolveram jogos de conscientização e combate à violência contra a mulher. Os jogos criados pelos alunos serão usados em sala nas escolas do município de Chapecó. A apresentação oficial dos jogos foi realizada no dia 29 de junho, no Pollen Parque, com a presença dos acadêmicos, professores e das entidades que participaram e foram beneficiadas com o desenvolvimento dos jogos.

Para a realização da proposta dos jogos foi assinado um termo de compromisso entre a 14ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, que foi de onde surgiu a demanda, e a Unochapecó, através do Ministério Público de Santa Catarina. O objetivo da demanda era de elaborar jogos digitais para serem utilizados em conjunto com a formação para professores do ensino médio estadual, promovida pelo próprio MPSC. Assim, surgiu a necessidade da criação de ferramentas que possam tratar sobre o tema da violência contra mulher e que despertem o interesse dos alunos acerca do assunto abordado.

O promotor da 14ª promotoria, Dr. Simão Baran Junior conta que foi uma experiência nova para todos os envolvidos e que ficaram muito surpresos com os projetos apresentados. "Eles são extremamente bem feitos e coerentes com a proposta de apresentar as formas de violência aos estudantes de uma forma lúdica e interativa que  possam ajudar eles a refletir sobre a violência contra mulher", frisa. O promotor também relata que no âmbito do direito, há uma grande repressão quanto a crimes contra mulher, e apesar da repressão ter aumentado nos últimos tempos, os números não vêm caindo. "O que mostra que a violência contra a mulher tem fatores muito fortes, culturais, sociais, históricos e em menção disso é essencial que a gente cada vez mais reforce as medidas de prevenção da violência contra mulher", finaliza.

A presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM), Flávia Durgante, explica que a Rede de Atendimento à Mulher de Chapecó (RAM), que foi umas entidades a serem beneficiadas com a criação desses jogos, é uma iniciativa conjunta do CMDM e da 4ª promotoria. "Ela é uma junção de todos os serviços de Chapecó que atendem mulheres vítimas de violência", declara.

Flávia também conta que o Escritório de Design da Unochapecó ajudou na criação da identidade visual da RAM, o que facilitou a comunicação para a  iniciativa dos jogos. "Quando veio esse convite, para a gente desenvolver algum produto que tivesse o tema da violência contra a mulher e casou de ter essa iniciativa do curso de design para fazer os jogos. E a gente também conseguiu linkar com o projeto que a RAM já estava desenvolvendo, que era a formação dos professores da rede estadual de ensino, voltada aos professores do ensino médio", diz.

O professor da disciplina, Vinicius Montemezzo, relata que ao longo das aulas foram realizados encontros para a checagem de pontos em que os alunos apresentavam o que que estava sendo criado. "A gente dava orientação e fazia o desenvolvimento dela. Assim foi indo ao longo do semestre. O prosseguimento foi linear, teve uma construção, e isso permitiu ver a evolução deles ao longo do semestre, da ideia inicial que eles tinham para o que foi desenvolvido", relata.

Vinicius cita que Flávia Durgante  fez uma fala sobre violência contra mulher e sobre o papel da RAM em Chapecó. "A partir disso nós pensamos em jogos, pensamos em como trabalhar a violência contra mulher de uma forma lúdica, mas não divertida, tivemos todo o cuidado com esse tema. Também tivemos que pensar muito em como voltar isso para o público adolescente, cuidar como trabalhar os jogos para fazer ficar compreensível de uma forma em que eles se coloquem no lugar do outro ", finaliza.

* estagiária de Jornalismo sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

Mpsc
Design de jogos