Turmas de Gastronomia realizam evento sobre diversidade cultural alimentícia

Na última sexta-feira (15/09), os estudantes do quarto e do sexto período de Gastronomia encantaram a comunidade acadêmica com suas criações em um coquetel voltado para cultura alimentícia. O evento teve como objetivo apresentar pratos típicos da gastronomia mundial pensados a partir da criatividade e da inovação, considerando produtos regionais e as vivências familiares de cada estudante.

Os pratos apresentados foram desenvolvidos nas disciplinas de ‘Prática criativa’, sob orientação do professor Andrei Potrich, em conexão com a disciplina de ‘ABEx IV: Hospitalidade e eventos em gastronomia’, orientada por Andrei e também pela professora Érika Sales Rocha Marques. Foram reunidas as turmas mais avançadas no curso, do quarto e do sexto período, que já são formandos.

Para desenvolver a atividade, os acadêmicos escolheram um evento ou cultura de países de seu interesse. De acordo com o professor, a organização da atividade começou ainda no início do semestre, de forma integrada. “Os alunos ficaram responsáveis de encontrar um país que eles gostassem e, dentro deste país, eles encontrassem uma cultura, um evento, algo que fosse famoso ou diferente. A partir do evento escolhido, eles deveriam pesquisar. Depois da pesquisa eles criaram três finger foods que demonstram a gastronomia do país de forma criativa, e que não podiam ser réplicas de algo que já existisse”, afirma.

A professora Érika reforça a importância da atividade conjunta, e explica como a metodologia adotada reforçou os conhecimentos das turmas. “Fizemos vários encontros, um brainstorming, montamos um briefing, fizemos um planejamento, definindo público alvo, convite, tema, nome do evento. Queríamos falar sobre a cultura e sabores no mundo. Então definimos os países e traduzimos para as línguas”, diz.

Além do Japão, também foram fonte de inspiração a Índia, os Estados Unidos da América, a Itália e a Espanha. A diversidade cultural de Santa Catarina também foi foco de um dos grupos.

Rumo ao mercado de trabalho

Cada vez mais as pessoas se alimentam fora de casa, o que aumenta a demanda por bares e restaurantes e, consequentemente, por profissionais habilidosos para atuar nesses espaços. A capacidade para a construção de múltiplos pratos a partir da criatividade, da inovação, considerando produtos regionais, é um diferencial dos acadêmicos de Gastronomia da Uno. Durante três anos, os acadêmicos se deparam com situações reais da área e ingressam no mercado de trabalho à frente dos desafios.

O coquetel de cultura e criação realizado pelas turmas de Gastronomia da Uno colocou em prática os conhecimentos dos alunos e gerou uma experiência valiosa. Sobre o evento, a professora Érika ressalta que a ideia era trazer a cultura para sala de aula além dos pratos. “Mostrar a cultura como do Japão, por exemplo, que é tão distante, mas ao mesmo tempo tão perto, porque a gente acaba incorporando no nosso dia-a-dia estas culturas. Trabalhar com este evento foi muito rico, porque tiveram algumas curiosidades que surgiram que eu também não conhecia, com relação a símbolos, cores”, conclui.

Andrei também ressalta que para os alunos é de extrema importância o incentivo à criatividade. “O mundo da gastronomia está em constante metamorfose. Nossos profissionais precisam entrar no mercado sabendo que eles podem fazer coisas específicas, mas que também consigam transformar isto em coisas novas, de uma forma que seja a essência deles. A gente sempre procura ter a essência da ideia inicial, mas com a essência do aluno”, finaliza o professor.

O curso de Gastronomia está com inscrições abertas para o Vestibular 2023. Aqui, os futuros chefs de cozinha estudam na maior estrutura universitária da região, integram projetos e conhecem novas culturas, além de estar integrados ao mercado de trabalho desde os primeiros períodos. Inscreva-se

* texto: Mara Welter Kuhn, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

Prática criativa
Mundo