Turmas de Medicina Veterinária desempenham cuidados com os animais na Efapi

A Efapi, historicamente conhecida por reunir diversos setores da economia em um único evento, destaca-se de forma especial na área agropecuária. Os cinco pavilhões dedicados à exposição e venda de animais evidenciam o peso desse setor dentro da prospecção de negócios da Feira - de acordo com a Prefeitura Municipal, a expectativa é de bater a marca de R$ 200 milhões. Cuidar do bem-estar dos animais expostos e direcionar adequadamente esses animais em espaços apropriados, nesse sentido, são demanda essencial.

Desde o início da Efapi, as turmas do curso de Medicina Veterinária da Unochapecó exercem atividades que entregam o cuidado com o bem-estar dos animais, com a alocação correta e com a comunicação entre a academia e os produtores. Além dos pavilhões dedicados ao gado de leite e de corte, os equinos, caprinos e pequenos animais também recebem o cuidado dos acadêmicos.

A estudante do oitavo período Elisama Carara, que desempenha o papel de cuidar dos animais do Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais (NAPA) e também participa dos cuidados dos animais de médio a grande porte, comenta que essa atividade contribui para o aprendizado. “Aprendemos como é o comportamento de cada um, porque são várias espécies, então é importante ter esse contato. A gente está aqui em um local para ajudar cada animal, para eles serem doados, para eles terem uma família nova”.

Além do contato com os animais, os acadêmicos têm a possibilidade de ter contato com os criadores. Ao estabelecer essa conexão com os produtores e tutores presentes na feira, esses acadêmicos constroem relações com potenciais clientes no futuro. Experiências como esta promovem a formação de profissionais veterinários mais preparados e conscientes das demandas do setor, tornando essa iniciativa de extrema importância do ponto de vista acadêmico e profissional.

O curso de Medicina Veterinária da Unochapecó destaca-se pelo amplo leque de oportunidades proporcionadas aos seus alunos. De acordo com o coordenador do curso, professor Mauro Flores Polenz, uma das características marcantes é a sólida parceria com a feira EFAPI, que abrange tanto a área de agricultura quanto o NAPA, dedicado aos cuidados com pequenos animais, e o NúcleoVET do Oeste.

“Essa colaboração garante que os estudantes estejam constantemente imersos em situações práticas e desafios do mundo real. Os alunos também têm a oportunidade de participar em diversos setores da indústria, como de aves, filhotes e bovinos leiteiros, enriquecendo sua formação. Outro diferencial notável é o quadro curricular, com a  Aprendizagem Baseada na Experiência ABEx. Essa abordagem permite que os alunos adquiram habilidades práticas desde o início de seus estudos, preparando-os de forma abrangente para as demandas da profissão”, explica o coordenador.

Devido à relevância da produção animal nos sistemas agropecuários, é fundamental que os métodos de criação atendam às exigências do mercado. Por isso, há grande demanda por profissionais responsáveis por controlar o manejo, atentando para o bem-estar animal, a preservação ambiental, entre outros fatores que interferem na valorização de toda a cadeia. O curso de Medicina Veterinária da Unochapecó está estruturado nos eixos de Saúde Pública e Desenvolvimento, Produção Animal e Clínica Veterinária, e em cada etapa os acadêmicos são incentivados a participarem de estágios, grupos de pesquisa e de extensão. Inscreva-se!

* texto: Ana Ritta da Luz, estagiária de Jornalismo, sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

Medicina veterinária
Experiências