Um e-mail que se transformou em uma bolsa internacional

Texto Gabriel Kreutz*

É clichê falar em aproveitar as oportunidades, mas quando se está na graduação, de fato são muitas coisas a se fazer para enriquecer essa experiência. E elas podem chegar das mais variadas formas, por exemplo, com um estágio, pesquisa, programa de extensão, ou por um e-mail, como foi o caso da estudante do quarto período de Design da Unochapecó, Luísa Rodrigues Foppa. Por meio desse e-mail, ela recebeu um convite para um simpósio, que foi o primeiro passo para que um estudo de caso realizado por ela, e outros estudantes e profissionais do Brasil, com a presença de um membro do Equador, ficasse entre os 10 melhores trabalhos de uma competição promovida pela International Business School (IBS Americas). Isso rendeu a ela uma bolsa internacional, mas para entender melhor essa história, vamos explicar do início.

Luísa participou de uma competição internacional

No fim de junho ela recebeu um convite por e-mail da Unochapecó para participar de um Simpósio em inglês sobre Transformação Digital e o Futuro do Trabalho, com palestrantes dos Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Brasil, promovido pela IBS Americas. A partir daí, a estudante descobriu uma possibilidade de expandir seus conhecimentos e criar novas conexões. Foi neste evento que ela ficou sabendo de uma competição, também promovida pela IBS, na qual os participantes deveriam formar grupos e, juntos, realizar um estudo de caso. O tema deveria ser sobre alguma empresa que, em reação à pandemia de Covid-19, teve vantagem por já estar inserida no contexto digital, ou que se viu obrigada a fazer uma implementação ou transformação digital neste cenário de crise.

Ela acabou compondo um grupo com integrantes de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Equador. Para o estudo, foi escolhida a empresa alemã Beiersdorf, de produtos para cuidados da pele, conhecida mundialmente pela marca Nivea. Para fazer o trabalho, os membros da equipe se reuniam por videoconferência todo domingo e algumas vezes nas quartas-feiras. Por conta da composição internacional do grupo, a comunicação entre eles era realizada em inglês.

"Por meio de muita pesquisa tivemos a oportunidade de conhecer a trajetória da empresa, as preocupações e medidas providenciadas no momento da crise pandêmica atual. Inclusive, fomos desafiados a sugerir nesse projeto ideias que podem trazer benefícios para a empresa. Todos nós do grupo vivíamos realidades muito diferentes, alguns inclusive com curso superior já concluído. Por isso, além de aprendermos uns com os outros, também foi muito divertido trabalharmos juntos, formamos laços de amizade e sei que, eventualmente, posso contatar qualquer um deles para trocarmos ideias ou o que precisar", relata a estudante.

Resultado

Dia 15 de agosto foi a data final para entrega dos projetos. Mesmo com mais de 150 grupos participantes, com integrantes de 100 países, a expectativa da equipe de Luísa era boa, pois sabiam da qualidade do trabalho. E estavam certos. O trabalho ficou entre os 10 melhores da competição. "Esperávamos ter uma boa colocação, pois estávamos confiantes e muitos felizes com nosso trabalho, mas quando vimos que ficamos entre os 10 primeiros entre tantos grupos, foi uma surpresa enorme para todos, nossa reação foi de muita comemoração e alegria", celebra.

Como prêmio, os integrantes receberam um certificado de participação e uma bolsa de estudos em uma das universidades disponibilizadas pela IBS Americas. Luísa destaca que só a experiência de participar desse projeto já foi um grande prêmio. "Consegui aprender coisas valiosas e ainda conheci pessoas maravilhosas. Eu pretendo aproveitar meu prêmio, uma bolsa de quatro mil dólares, para fazer um curso de Comunicação, Design e Inovação na California State University Northridge (CSUN) em Los Angeles, no período de janeiro de 2022".

O coordenador de Design da Unochapecó, professor Henrique Telles Neto, conta que a iniciativa da estudante foi super importante, e é o que o curso busca levar para a formação dos acadêmicos. "Uma coisa que sempre incentivamos é o trabalho interdisciplinar e o contato com outras áreas do conhecimento. Por meio desse estudo em grupo, Luísa conheceu estudantes e profissionais de diferentes lugares do Brasil e de outro país, e isso contribui para o processo de ensino. Ficamos muito felizes por ela ter participado e o grupo ter ficado entre os melhores colocados", ressalta o professor.

Viu como aproveitar as oportunidades realmente pode trazer resultados incríveis? Para Luísa, com certeza isso ficará marcado em sua formação, além de agregar na futura carreira profissional.

"Foi uma experiência inesquecível, da qual estou muito feliz por ter participado. Sou muito grata à Unochapecó por ter me convidado para o Simpósio, aos meus colegas de grupo pela troca de conhecimentos e todos os momentos de ótimas conversas, como também à IBS Americas por proporcionar essa oportunidade", finaliza Luísa.

*Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Ibs americas