Feira do Livro inicia hoje em Chapecó

Texto Tuanny de Paula*

Já dizia um escritor famoso: um leitor vive mil vidas, a pessoa que não lê, vive apenas uma. Com um livro na mão, viajar pelo imaginário é alimentar sonhos, viver aventuras e conhecer histórias de vida. A leitura também auxilia no vocabulário, de modo a aprimorar a capacidade de aprendizado do ser humano. É com esse propósito que a Unochapecó, em parceria com a Prefeitura, organiza a ‘Feira do Livro de Chapecó’. O evento iniciou hoje e segue até quinta-feira (26/10), no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes.

A Feira faz parte do projeto Centenário de Chapecó, desenvolvido pela Universidade, de forma a valorizar o desenvolvimento da cidade e região. O projeto ainda conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Quarta Gerência Regional de Educação, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fundação Auri Bodanese e diversas entidades educativas da cidade e região.

Desta forma, a ideia principal do evento é fomentar o gosto pela leitura e aproximar pessoas. O evento também tem como objetivo oportunizar experiências culturais e formar mediadores nas escola, para contribuir com o envolvimento de crianças e adolescentes com o mundo da leitura.

Segundo o organizador da Feira, professor Odilon Luiz Poli, a programação conta com diversas atividades, como exposições, contação de histórias, cinema, debates e palestras. “A Feira pretende beneficiar os diversos públicos visitantes, com atividades voltadas para o público infantojuvenil, palestras e debates para o público adulto”, acrescenta. A secretária de cultura, Roselaine Vinhas, destaca ainda o apoio da Prefeitura, promovendo a aproximação da comunidade com a leitura, de forma a fortalecer a literatura nos espaços públicos.

A responsável pela organização dos expositores no evento, Leandra Regina Otowicz, afirma que a Feira contará com mais de 15 expositores, como livrarias, editoras, sebos e autores chapecoenses. Com isso, uma grande variedade de livros infantis, juvenis e adultos estará disponível para todos os tipos de leitores.

Para toda a comunidade

De forma a proporcionar novas oportunidades de conhecimento, a Feira terá entrada gratuita e será aberta para todo o público. Aproximar estudantes, profissionais e pais do mundo da leitura é cultivar novos pensamentos. Por isso, algumas atividades já estão sendo realizadas nas escolas. A ideia é convidar as instituições educadoras a participar desta troca de ideias e experiências.

Além disso, nos dias 6 e 13 de setembro, foram realizadas oficinas junto com atendentes de biblioteca, para aproximar os profissionais do mundo do conhecimento. Também estão sendo realizadas atividades de contação de histórias nas escolas, com intuito de divulgar as atividades que serão realizadas durante a feira.

As escolas podem agendar suas visitas com a equipe da Extensão Universitária, pelo telefone (49) 3321-8104 ou pelo e-mail feiradolivro@unochapeco.edu.br

Vale Livro

O Vale Livro é um dos grandes destaques da feira. Com o objetivo de funcionar como uma moeda social, o projeto visa arrecadar livros para as bibliotecas das escolas. Para ajudar é fácil, a empresa ou pessoa física pode doar uma quantia em dinheiro (valor mínimo de dez reais) para uma escola, e os alunos poderão comprar livros durante o evento. Deste modo, organizações e pessoas físicas têm a oportunidade de ajudar no desenvolvimento cultural de crianças e adolescentes.

Para realizar a doação, a empresa pode designar o valor para uma escola específica ou, caso não tenha preferência, o dinheiro será destinado para a comissão organizadora do evento. A partir disso, o valor será distribuído de forma igualitária para as instituições participantes. Para receber as doações do projeto Vale Livro, a escola precisa agendar a participação dos estudantes, professores e funcionários na feira.

Durante o evento, estudantes acompanhados de seus professores poderão então escolher os livros de seu gosto e comprá-los com o vale, incorporando os exemplares selecionados ao acervo das bibliotecas.

*Estagiária, sob orientação de Greici Adibert.
Livros
Leitura